Notícia

Diário de São Carlos

UFSCar realiza congresso e simpósio voltados a professores e estudantes de Espanhol

Publicado em 25 julho 2015

De 28 a 31 de julho acontece no Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (CBPE), um evento bienal e itinerante, voltado para a formação continuada de professores de Língua Espanhola e de literaturas espanhola e hispano-americana de todos os níveis e modalidades de ensino.

 

Esta edição do evento, que conta com recursos da Capes e Fapesp e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, é organizada pelas Áreas de Espanhol e suas Literaturas dos Departamentos de Letras (DL) da UFSCar e da Unifesp, além da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (Apeesp).

 

Paralalemente ao Congresso, acontece o 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação (SNPEF), uma iniciativa local, com o objetivo de incentivar a participação de estudantes de Letras/Espanhol a compartilharem suas pesquisas de graduação. Nessa primeira edição do Simpósio, serão apresentados 77 trabalhos que futuros professores de espanhol vêm realizando em sua formação inicial em graduação em 23 universidades ou institutos de Ensino Superior de todo o País.

 

Segundo a organização, a temática do Congresso para as mesas de abertura e encerramento privilegia uma visão da língua espanhola que considera seu contexto sócio-histórico e político marcado pelo contato com outras línguas nos espaços em que circula, em especial no contexto sul-americano.

 

A mesa de abertura do evento conta com o poeta, músico e professor uruguaio Fabián Severo, que escreve literatura em portunhol, e a professora Neide Therezinha Maia González, docente e pesquisadora da USP, que se dedica aos estudos contrastivos do Espanhol com o Português brasileiro.

 

A conferência de encerramento tem como convidada a docente e pesquisadora da Universidad de Asunción Hedy Penner, com foco nos estudos sociolinguísticos do Paraguai, em especial ao bilinguismo espanhol-guarani e ao contraste guarani-jopara.

 

Durante os quatro dias da programação, cerca de 450 congressistas já inscritos poderão assistir a conferências e mesas plenárias e participar de 18 oficinas de capacitação. Essa edição do CBPE conta também com três sessões de comunicações, nas quais serão apresentados 242 trabalhos de professores de Espanhol das cinco regiões do Brasil e também da Argentina e Chile. As inscrições dos participantes com apresentação de trabalhos já foi encerrada.

 

 

Inscrições e mais informações

 

As instruções para inscrições antecipadas de ouvintes estão disponíveis no site do evento, www.16cbpe.blogspot.com.br. O prazo para a inscrição de ouvinte se estende durante a semana do Congresso, que poderá ser feita junto aos monitores do evento na mesa de credenciamento, no saguão inferior da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte da UFSCar.

 

Um dos principais destaques da organização deste 16º CBPE foi a criação de uma rede de Hospedagem Solidária, por meio da qual estudantes de diversos cursos da UFSCar receberão, em suas casas ou repúblicas, estudantes de mais de 20 instituições que participam das atividades do Congresso e do Simpósio. Toda a gestão da Hospedagem Solidária foi realizada por um grupo de estudantes de Letras/Espanhol da UFSCar e contribuiu para que aproximadamente 90 pessoas de fora de São Carlos sejam hospedadas em mais de 20 residências estudantis na cidade.

 

 

Mais informações sobre o Congresso e o Simpósio estão disponíveis no site

www.16cbpe.blogspot.com.br.