Notícia

Jornal da República

UFSCar prorroga para 20 de fevereiro prazo de inscrições para pós-graduação em Ciência dos Materiais

Publicado em 28 janeiro 2009

O campus Sorocaba da UFSCar prorrogou para o dia 20 de fevereiro o prazo das inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM). A criação do Programa, o primeiro a ser implantado no campus Sorocaba, foi aprovada recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável também pela aprovação do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação (PPGDBC), cujas inscrições terminam na mesma data.

As inscrições para o PPGCM, que oferece em seu primeiro ano 12 vagas para o mestrado, podem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 11 horas, em sua secretaria específica, localizada no Edifício de Gestão Administrativa do campus Sorocaba, instalado na Rodovia João Leme dos Santos, km 110, Bairro Itinga, ou via correio, sendo consideradas apenas as cartas com data de postagem até o dia 15 de fevereiro, através do mesmo endereço, CEP 18052-780.

Para inscrição é necessário apresentar ficha de inscrição do Programa; duas cartas de recomendação; uma foto 3x4; uma cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, do histórico escolar do curso de graduação, do RG e do CPF; além de duas cópias do curriculum vitae.

O processo seletivo é composto de três etapas. Na primeira ocorre a análise dos documentos solicitados para a inscrição. A segunda etapa é composta por uma prova sobre conteúdos específicos da área de Ciência dos Materiais, que acontece no dia 4 de março, das 8h30 às 11h30. A terceira, composta por uma entrevista com docentes do Programa, acontece no dia 9 de março, às 9h.

A divulgação da relação dos aprovados na primeira fase ocorre no dia 25 de fevereiro e da segunda e terceira no dia 13 de março. Há a possibilidade de apresentar recurso contra o resultado nos dias 25 e 26 de fevereiro para a primeira fase e até o dia 16 de março para a segunda e terceira fases. O resultado final será conhecido no dia 17 de março e a matrícula realizada entre os dias 18 e 20 de março. O período letivo tem início previsto para o dia 23 de março.

Os aprovados no processo seletivo poderão concorrer a bolsas de fomento da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações sobre as inscrições e outros dados a respeito do curso podem ser obtidas no site do Programa, em www.ppgm.ufscar.br, ou pelos telefones (15) 3229-5941 e (15) 3229-5943.