Notícia

Diário de São Carlos online

UFSCar promove quarta edição do Seminário Internacional de Educação Infantil e Pós-Estruturalismo

Publicado em 21 abril 2015

De 6 a 8 de agosto, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo, que acontece no Anfiteatro da Reitoria, localizado na Área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

 

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença em parceria com a UFSCar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Seu objetivo é promover um diálogo sobre temas ligados à sociologia da infância e educação infantil com pesquisadores nacionais e internacionais. O evento traz professores estrangeiros e nacionais protagonistas de uma epistemologia inovadora que é o pós-estruturalismo, que propõe uma educação absolutamente renovadora, afirma a professora Anete Abramovicz, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar.

 

A atividade é aberta a todos os interessados, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, em www.seminarioinfanciaeposestruturalismo.blogspot.com.br, até o dia 31 de maio ou até que as vagas sejam preenchidas. O evento também recebe, até o dia 31 de maio, a submissão de trabalhos por grupos de pesquisa que dialoguem com o tema do seminário. Os grupos interessados devem enviar um artigo apresentando suas pesquisas, referencial teórico e problemáticas estudadas. Não serão aceitas inscrições individuais e cada grupo de pesquisa deve enviar apenas um trabalho.

 

Em sua quarta edição, o Seminário terá como convidados a professora Liselott Mariett Olsson, professora especialista em Pré-Escola da Universidade de Estocolmo, na Suécia; o professor Stuart Campbell Aitken, professor do departamento de Geografia da San Diego State University; e o professor Walter Omar Kohan, docente titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ).

 

O Seminário vem se tornando referência no debate deste campo na UFSCar. A professora Liselott virá pela primeira vez ao Brasil para debater uma temática em uma epistemologia que vem fazendo a renovação pedagógica na Europa e também no Brasil. É de extrema importância que os estudantes e pesquisadores da Universidade possam conhecer o debate atualizado deste campo teórico, que vem sendo realizado no país e na Europa, ressalta Anete.

 

O evento conta com o apoio do Curso de Aperfeiçoamento da UFSCar MEC/SEB, da Capes e da Fapesp. Mais informações sobre programação, convidados e normas de elaboração de trabalhos podem ser obtidas no site do Seminário, em

www.seminarioinfanciaeposestruturalismo.blogspot.com.br, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (16) 3351-8409.