Notícia

Candeias Mix

UFSCar procura voluntários para projeto de detecção precoce da doença de Alzheimer (1 notícias)

Publicado em 28 de setembro de 2024

Pesquisadores do Laboratório de Biologia do Envelhecimento da Universidade Federal de São Carlos (Laben-UFSCar) estão buscando voluntários com mais de 60 anos para participar de um estudo voltado ao diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. O objetivo é validar um biomarcador sanguíneo que possa detectar a doença, permitindo intervenções que retardem sua evolução.

Homens e mulheres com ou sem queixas relacionadas à memória, bem como aqueles já diagnosticados com Alzheimer, podem participar do estudo. Cuidadores de pessoas com demência também são convidados a se voluntariar.

Os participantes passarão por uma avaliação de saúde gratuita, que incluirá coleta de sangue, exames cognitivos e funcionais. Além disso, a equipe de pesquisa analisará a sobrecarga dos cuidadores de pacientes com Alzheimer.

O projeto é coordenado pela professora Marcia Cominetti, da UFSCar, com apoio da FAPESP. A pesquisa tem como continuidade os trabalhos de validação de um sensor eletroquímico para o diagnóstico do Alzheimer, desenvolvido em parceria com Ronaldo Censi Faria, também docente da UFSCar.

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail laben.alzheimer@gmail.com ou pelo telefone/WhatsApp (16) 99183-2461 para mais informações e para participar do estudo.

Informações da Agência FAPESP