Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

UFSCar particicipa da Nanotec 2006

Publicado em 31 outubro 2006

Estará acontecendo de 6 a 8 de novembro no ITM Expo, São Paulo, a Nanotec 2006, o maior evento de nanotecnologia da América Latina, cujo tema desta segunda edição é "A nanotecnologia como fator estratégico de inovação e de competitividade", e a FAPESP estará levando neste ano, projetos aplicados a diferentes áreas do conhecimento.
O estande da FAPESP abrigará outras sete instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e Instituto de Pesquisas Tecnolo (IPT).
Cada uma das universidades e institutos de pesquisa mostrará resultados de projetos desenvolvidos com o apoio da FAPESP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tendo a FAPESP desde 1998 apoiando pesquisas voltadas para o avanço do conhecimento em nanotecnologia e suas aplicações. De lá para cá foram 39 projetos aprovados, 15 deles já concluídos. Em oito anos a Fundação desembolsou aproximadamente R$ 8 milhões para o desenvolvimento destas pesquisas.
Simultaneamente a feira acontece o I Congresso Internacional de Nanotecnologia, com conferências de pesquisadores, representante de universidades, institutos de pesquisa e empresas que atuam do setor.
A organização do evento estima a participação de aproximadamente 4.500 pessoas, público composto por empresários, cientistas e investidores.
Entre os projetos financia dos pela FAPESP estão o do Ipen que resultou numa célula a combustível —equipamento que produz energia elétrica com hidrogênio. A Unicamp apresentara pesquisa com materiais nanoestruturados para conversão de energia solar em eletricidade.
Mostrará também o projeto Nanoaventura exposição itinerante que ajuda o publico leigo a empreender nanotecnologia por meio de jogos e programas interativo .