Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

UFSCar oferece curso de extensão para professores de Química

Publicado em 19 março 2003

Por José Angelo Santilli
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas até o próximo dia 21 de março para um curso de extensão cultural dirigido a professores de Química do ensino médio da região, cujo tema gerador será "Cerâmica Artística". São 30 vagas para professores habilitados em Química que estejam ministrando a disciplina na rede pública de ensino. O número de vagas é limitado por haver atividades a serem realizadas em laboratórios cujas instalações não suportam grande número de pessoas. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Química e Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica, pelo telefones (16) 260-8214 ou 261-5215. O coordenador do curso, Prof. Dr. Elson Longo, diretor do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (FAPESP - CEPID), informa que "o curso tem como objetivo apresentar aos docentes instrumental teórico que evidencie as possibilidade reais de utilização dos conteúdos disciplinares de química para a elaboração de atividades e projetos interdisciplinares nas escolas de ensino médio tendo como tema a cerâmica. A escolha do tema gerador, "Cerâmica Artística", se deve não apenas à origem do grupo de pesquisa, mas também a existência comprovada de coerência entre o tema gerador e os valores políticos, éticos e estéticos que inspiram a constituição e a LDB - Lei das Diretrizes Básicas -, organizados sob três pontos: sensibilidade, igualdade e identidade". Entre os objetivos específicos estão a integração entre professores do ensino médio e a Universidade; proporcionar a oportunidade aos docentes de Química do ensino médio, de efetuar atualização profissional sobre pesquisas, equipamentos e experimentos modernos de última geração que possam incentivar a criação de novos temas e conteúdos disciplinares; chamar a atenção para a possibilidade do uso de temas aparentemente distantes do conteúdo programático, para o ensino de química; criar analisar e difundir metodologias de ensino de Química que possibilitem torná-lo mais atraente e motivador tanto para alunos quanto para professores; e discutir aspectos pedagógicos da prática e da formação docente dos profissionais do ensino de química. ACESSO O professor Elson Longo diz que, neste curso, procurar-se-á fornecer aos participantes subsídios para que se apropriem do tema, de suas diferentes facetas (químicas, tecnológicas, históricas, artísticas, sociais, etc.) e, assim, possam explorar, como julgarem mais conveniente, os aspectos interdisciplinares que naturalmente emergem dele. Rejeita-se a idéia de capacitação dos participantes, por julgar que não é o caso de formar professores mais capazes. Além de que, acredita-se que cada sala de aula consiste em uma realidade única e complexa, e que a pessoa que a conhece melhor é*o professor. No lugar da capacitação, surge a idéia de apropriação do conhecimento. "Um aspecto fundamental na proposta deste curso é fornecer ao professor instrumentos de pesquisa e facilitar seu acesso à universidade, de modo que ele possa, sempre que julgar necessário, buscar mais informações, bem como discuti-las, avaliá-las e (re) significá-las", disse o professor Longo.