Notícia

Plantão News (MT)

UFSCar oferece bolsa de pós-doutorado na área de biocombustíveis

Publicado em 27 novembro 2020

Por Fapesp

O Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PRH-ANP). As inscrições devem ser feitas até segunda-feira (30/11).

O PRH-ANP tem o objetivo de complementar a formação dos alunos nos cursos de graduação, mestrado e doutorado na engenharia química da UFSCar, em temas relacionados à formação de pessoal em biocombustíveis. Busca ainda gerar pesquisa aplicada e formar especialistas para atender à demanda do setor.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento do programa estão voltadas à produção de etanol de primeira e segunda geração, produção de biodiesel a partir de catálises química e enzimática pelas rotas homogênea e heterogênea, produção de hidrogênio, gás de síntese e combustíveis líquidos usando matérias-primas renováveis como etanol, biogás e biomassa, desenvolvimento de processos para aproveitamento de resíduos e coprodutos, entre outros.

A bolsa oferecida tem valor de R$ 6.110,00 mensais e duração de um ano. Os recursos são provenientes de um convênio com a Agência Nacional do Petróleo e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O pós-doutorando também poderá exercer uma função educativa, como auxiliar no oferecimento de disciplinas e orientação de alunos.

Os interessados devem enviar os documentos exigidos em formato PDF para o e-mail alcione@ufscar.br, com cópia para o e-mail mansur@ufscar.br, citando no campo assunto “Candidato a pós-doutorado PRH”. Os documentos são: currículo Lattes documentado, comprovante de graduação e de doutorado em engenharias ou ciências exatas, cópia de CPF e cédula de identidade, projeto de pesquisa em tema relacionado a biocombustíveis e carta de interesse.

Os candidatos serão avaliados pela produção científica e técnica, projeto de pesquisa e experiência anterior na orientação de alunos de iniciação científica, mestrado e/ou doutorado, monitoria, educação tutorial, programa de pós-graduação e experiência didática.

O resultado da seleção será divulgado no site da UFSCar e comunicado por e-mail ao candidato selecionado.

Mais informações em: https://bit.ly/3662GFq.

Fapesp