Notícia

São Carlos Agora

UFSCar figura entre as 10 universidades brasileiras com maior produção científica

Publicado em 17 abril 2012

Tabela publicada na edição de abril da revista Pesquisa Fapesp (acessível em http://revistapesquisa.fapesp.br) mostra a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre as 10 universidades brasileiras com maior produção científica no período 2001-2011. A tabela foi elaborada com dados da Essential Science Indicators - Thomson Reuters, uma das bases de dados mais empregadas mundialmente como fonte para a construção de indicadores de produção científica.

Em número absoluto de artigos, a UFSCar teve indexadas na base ao longo do período 6.024 publicações. A tabela também traz dados sobre o número de citações desses artigos, critério a partir do qual a Universidade ocupa o sétimo lugar, com índice de 6,18 citações por artigo indexado. Os índices de citação são utilizados para avaliar a relevância e visibilidade dos artigos científicos.

Os resultados ganham especial relevância quando são analisados os números de docentes por instituição. Isto porque, de acordo com dados do Censo da Educação Superior 2010, a UFSCar é apenas a 30ª instituição federal de Ensino Superior em relação ao número de professores em seu quadro. Essa configuração coloca a Universidade entre as instituições com um dos maiores índices de publicações por docente do País.

Dentre as 10 universidades que figuram entre aquelas com maior volume de produção científica no Brasil, ainda segundo os dados apresentados na Revista, as três primeiras são as estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) e as demais são universidades federais.