Notícia

A Cidade On (Araraquara, SP)

UFSCar encerrapesquisa de integração entre escola e comunidade

Publicado em 31 março 2010

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza na noite nesta quarta-feira a cerimônia pública de encerramento da pesquisa "Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola", no Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase).

A pesquisa, desenvolvida entre 2007 e 2009, tem como objetivo ampliar as influências da educação sobre a comunidade e auxiliar a transformação social e cultural com a participação de todos os atores sociais.

Avaliando escolas municipais de educação básica foi possível estabelecer as demandas da comunidade a, através de projetos, atividades e cursos, suprir suas necessidades.

A equipe, formada por docentes e estudantes da UFSCar e por professores do Ensino Fundamental da rede municipal, foi coordenada pela professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar Roseli Rodrigues de Mello e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).