"Documentário, Realidade e Semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento". Esse é o tema do livro e da palestra que será apresentada no próximo dia 13 de maio (quinta-feira), às 19h30, no Teatro de Bolso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ministrada por Hélio Godoy, autor do livro e professor do Departamento de Artes da UFSCar. No evento também será exibido um documentário. A entrada é franca.
No livro "Documentário, Realidade e Semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento" (Ed. Annablume e FAPESP. 2002), Hélio Godoy apresenta uma pesquisa instigante e original: a revisão da categoria complexa do realismo a partir de novas matrizes filosóficas (Uexküll e o universo subjetivo; a semiótica e a teoria do conhecimento peirceanos; o cognitivismo).
Ressalte-se também a contribuição do autor na revi são bibliográfica, fazendo um balanço das teorias formativas (Bazin, Krakauer, Arheim, Eisenstein, Munsterberg, Metz, Baudry etc.). Uma nova teoria realista do documentário toma-se possível restituindo e fundamentando seu potencial como forma legítima de investigação a respeito da realidade do mundo.
Notícia
A Folha (São Carlos, SP)