Notícia

Diário São Carlos

UFSCar apresenta novos equipamentos financiados pela Fapesp nesta quinta, dia 27/8

Publicado em 26 agosto 2015

Os pesquisadores do Projeto "Matriz extracelular no exercício, no envelhecimento e no microambiente tumoral", do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da Fapesp, realizam, nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, a apresentação, em forma de palestras ilustrativas, do funcionamento de quatro equipamentos.

O EMU, que conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado para a compra de equipamentos de última geração e para a sua disponibilização racional ao maior número de pesquisadores de São Paulo, do Brasil, da América Latina e de outros países, mediante critérios rigorosos de seleção.

A proposta do evento é apresentar os equipamentos adquiridos pelo financiamento da Fapesp à comunidade interessada na sua utilização. Por isso, a apresentação é extensiva à comunidade científica local, assim como para outros pesquisadores que tiverem interesse em usá-los. “Neste evento mostraremos como as pessoas poderão acessar as agendas online desses equipamentos, a partir do site do projeto”, afirma a professora do Departamento de Fisioterapia (DFisio) e pesquisadora do Projeto, Stela Márcia Mattiello.

Segundo a docente, pelo acesso ao site  www.m3c.ufscar.br, os interessados podem saber sobre liberação e agenda dos equipamentos. A utilização é destinada a pesquisadores que tenham estudos envolvendo medidas/registros fornecidos pelos equipamentos. “São equipamentos destinados a pesquisas nas áreas Biológica e Biomédica, basicamente. No nosso site é possível encontrar imagens e descrição dos equipamentos e sua utilidade”, completa Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo, docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) e pesquisadora do Projeto.

Ao todo, são quatro aquisições: DXA (Dual-energy X-ray Absortiometry) – Densitometria óssea de dupla energia - Modelo Discovery A (Hologic); TMA (Tissue MicroArray) e Scaner de lâminas histológicas; SpectraMax i3 (Molecular Devices); e ImageXpress Micro (Molecular Devices). Os equipamentos estão alocados no DCF, DFisio e Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar.

A apresentação acontece das 9 às 12 horas, no Auditório do Departamento de Medicina, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. Mais informações sobre os equipamentos também podem ser encontradas no endereço www.m3c.ufscar.br.