Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

UFSCar abre vagas de professor adjunto

Publicado em 01 março 2010

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus de Sorocaba (SP), abriu processo seletivo para a contração de dois professores adjuntos para o Curso de Licenciatura em Química, do campus de Sorocaba (SP).

Uma vaga é para a subárea química analítica e química industrial. E a outra é para atuar na subárea bioquímica/orgânica. O regime é de dedicação integral à docência e à pesquisa, com remuneração de R$ 6.722,84.

As inscrições podem ser feitas até 12 de março, exclusivamente pela internet. Exige-se que os candidatos tenham título de doutor e graduação em química. Haverá prova escrita e prova didática, que serão eliminatórias e classificatórias, além de arguição sobre o plano de trabalho em ensino, pesquisa e extensão e análise do currículo, ambos de caráter classificatório.

Para a subárea bioquímica/orgânica, os temas da prova escrita e didática envolvem "Estrutura eletrônica e ligação: ácidos e bases", "Grupos funcionais: nomenclatura, aspectos físicos e químicos", "Hidrocarbonetos: propriedades e reações", "Química de polissacarídeos e carboidratos" e "Água: interações fracas em sistemas aquosos".

Para a subárea química analítica/química ambiente os temas envolvem "Equilíbrio químico: ácido-base, produto de solubilidade, noções de complexos, aspectos adicionais dos equilíbrios aquosos", "Separação e identificação de cátions", "Separação e identificação de anions" e "Titulação: ácido-base, precipitação oxirredução".

Mais informações: www.concursos.ufscar.br/concursos/117/edital%20053-10.pdf

fonte: Agência Fapesp