Notícia

Diário de Sorocaba

UFSCar abre Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência

Publicado em 17 outubro 2017

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugura nesta quarta-feira, dia 18, o Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência, em seu Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) de Sorocaba, que funciona no bairro de Santa Rosália, ao lado do Extra Hipermercado.

A luminescência - emissão de luz pela matéria - é um processo físico de interesse multidisciplinar, fundamental para a Física, Química e Biologia, e com inúmeras aplicações tecnológicas nas áreas da Ciência dos Materiais, Biotecnologia, Biomedicina e Meio Ambiente. Entre os diferentes tipos de luminescência, o Museu da UFSCar se especializa em bioluminescência, ou seja, na emissão de luz fria e visível por organismos vivos, além de outras formas de luminescência de interesse biológico, como fluorescência e quimioluminescência.

O projeto foi idealizado pelo professor Vadim Viviani, do Departamento de Física, Química e Matemática, do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), do Câmpus Sorocaba da UFSCar, e líder do grupo de pesquisa Bioluminescência e Biofotônica da Instituição. Viviani é o atual presidente da International Society Bioluminescence and Chemiluminescence (ISBC).

O Museu constitui-se numa atividade de divulgação científica do programa de extensão universitária “Inovação, Divulgação e Aplicação de Tecnologias Bioluminescentes”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, e do projeto temático “Bioluminescência de artrópodes: diversidade biológica e molecular; origem bioquímica e anatômica; evolução estrutural/funcional e engenharia de proteínas bioluminescentes; aplicabilidade biotecnológica, ambiental e educacional”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ambos coordenados por Viviani.

A inauguração do Museu será às 17 horas, com a abertura da exposição “Vagalumes da Mata Atlântica: símbolos da biodiversidade, lanternas da inovação”. O endereço é rua Maria Cinto de Biaggi, 130, e o Museu estará aberto para visitação às quartas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas, mediante agendamento prévio, e durante exposições específicas.