A apresentação e a avaliação de mais de 700 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por alunos de graduação, a 5ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, com demonstração de 73 projetos de escolas de ensino médio e fundamental, e a 2ª Feira do Inventor são algumas das atividades associadas à nona edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão que a UFSC inicia nesta quarta-feira, 20 de outubro.
Mais uma vez a universidade monta em frente à Reitoria sua "tenda da ciência", com mais de 5 mil metros quadrados organizados para demonstrar ações de ensino, pesquisa e extensão. Os trabalhos serão distribuídos em mais de 200 estandes, que de quarta à sábado terão alunos, professores e servidores recebendo o público. Uma variada programação cultural, com apresentações artísticas no palco principal da lona, enriquece o clima de divulgação científica.
Tecnologias e pesquisas de ponta (como os estudos com células-tronco, aplicações da química na medicina e investigações no campo da refrigeração e termofísica) ocuparão o mesmo espaço em que experimentos de física e química tornarão estas áreas mais atraentes, testes de glicose e colesterol, orientações sobre higiene bucal e alimentação saudável estarão à disposição da curiosidade dos visitantes. Os estandes são organizados nas áreas de educação, saúde, cultura, tecnologia, comunicação, meio ambiente, trabalho e direitos humanos.
É um período em que a rotina acadêmica é alterada para que escolas da Grande Florianópolis e também de outras cidades sejam recebidas, e assim como o público geral possam vivenciar o que o ambiente universitário proporciona. A Sepex é a atividade da UFSC integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um movimento que em todo país mobiliza a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Estandes
A diversidade de estandes mostra a riqueza da Universidade Federal de Santa Catarina. O visitante da Sepex pode se informar sobre parasitoses tropicais, embriologia, micoses e fungos patogênicos, traumatismos e perdas dentárias, drosofilídeos da Ilha de Santa Catarina, ostras que produzem pérolas, animais peçonhentos e intoxicações por agrotóxicos, ordens e congregações religiosas no país, a história social do Brasil, projetos de valorização da terceira idade e da cultura de base açoriana, o que é o saneamento descentralizado e suas tecnologias, como avança a pesquisa e a formação na língua brasileira de sinais, o universo microscópico do corpo humano, genética molecular, as mais atuais discussões no campo dos estudos de gênero. Diversas equipes mostram trabalhos com populações indígenas e com agricultores familiares, em projetos sobre produtividade leiteira em sistemas agroecológicos e de melhoramento do solo.
O visitante da Sepex vai se deparar com informações básicas, como fazer um perfume e como funciona uma pilha. Os projetos de popularização da ciência Quimidex, Labidex, Lemat e Baú de Ciências estarão com suas equipes mostrando como química, física e matemática são interessantes e importantes. Ao mesmo tempo, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão reúne exemplos de pesquisas avançadas desenvolvidas na universidade. Entre elas, um trabalho que está permitindo o desenvolvimento de uma sistemática para monitoramento do sistema elétrico nacional, e que cobre as cinco regiões do país. O protótipo está em operação experimental. Seu desenvolvimento conta com a parceria de nove universidades com excelência em pesquisa na área de sistemas elétricos de potência.
Feira de Inventores
A 2ª Feira de Inventores vai ocupar 40 estandes, em um espaço dedicado à demonstração de projetos de pesquisadores da universidade e também de inventores independentes. Aparelho elétrico para lavar panelas, fogões, grelas e similares; processo de detecção de adulterantes na gasolina; protetor de cutículas; pigmento estável a base de corantes naturais e variedades melhoradas da goiabeira serrana estão entre os projetos que serão expostos. Os selecionados para a 2ª Feira do Inventor possuem, obrigatoriamente, um pedido de depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Biodiversidade
No Ano Internacional da Biodiversidade, diversos estandes abordam essa temática. É também uma chance de conhecer um pouco sobre a obra de Fritz Müller, um dos grandes naturalistas do Brasil. O assunto está ainda contemplado em palestras quarta-feira à noite (sobre o ecossistema Mata Atlântica) e na sexta-feira à tarde (sobre a vida em nossas praias).
Pesquisa e Inovação
Além de demonstrações em diferentes estandes e projetos, a inovação está contemplada em uma palestra que será realizada na quinta-feira, a partir de 18h, no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O convidado é o professor José Fernando Perez, físico que por 12 anos atuou como diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), uma das mais importantes agências de fomento à ciência e Tecnologia no Brasil. Atual diretor-presidente da Recepta Biopharma, empresa de biotecnologia na área de saúde humana, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento, Perez vai falar sobre a importância da inovação na formação dos universitários e sobre o modelo de inovação da empresa de biotecnologia que preside e que desenvolve novas drogas para o tratamento do câncer.
Minicursos e divulgação dos cursos de graduação
Outras atividades acontecem fora da tenda principal. No período da Sepex, em salas dos 11 centros da universidade, mais de 200 minicursos, com duração de 4 ou 8 horas, serão oferecidos. Cultivo de orquídeas, piercing e saúde na adolescência, tecnologias de misturas asfálticas, produtos naturais de organismos marinhos e desenvolvimento de novos fármacos, assédio moral no trabalho são apenas alguns dos temas contemplados. As inscrições foram abertas semanas antes da Sepex.
Para vestibulandos e estudantes que estão pensando que carreira escolher, a Sepex tem o estande da Pró-Reitoria de Graduação, para divulgar informações sobre os cursos oferecidos na universidade. E para seus próprios alunos, a UFSC reforça a divulgação de informações sobre intercâmbios e convênios que mantém com universidades em outros países e que favorecem a mobilidade acadêmica.
Parque de Ciências
O Planetário, o Observatório Astronômico e o Parque Viva a Ciência também estarão presentes com equipes na lona principal, para apresentar informações iniciais e mostrar ao público como fazer uma visita guiada. O Planetário da UFSC tem desde o ano passado um projetor digital, que proporciona imagens de planetas, estrelas e galáxias em alta resolução.
No Observatório, o visitante pode usar telescópios e lunetas, para ver de verdade o que o encantou nas projeções do Planetário. No Parque Viva a Ciência as atrações são brinquedos como giroscópio, bicicleta suspensa, gangorras, balanços e tubos sonoros, foguete e cadeiras auto-elevatórias. O espaço é um embrião do parque que em conjunta com diversas pessoas e instituições a universidade busca implantar no aterro da Baía Sul. Estão previstos pavilhão de exposições, local para a realização de oficinas experimentais para estudantes do ensino fundamental e médio, ambiente para cursos de formação continuada para professores das redes pública e privada de ensino, além de espaços para prática de esportes e lazer. A área, localizada nas imediações do Armazém Vieira, já foi cedida pelo governo federal.
5ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia
A feira será realizada nos dias 20 e 21 de outubro, reunindo 73 trabalhos científicos nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. Cada trabalho envolve dois alunos e um professor orientador, além de representantes das Gerências Regionais de Educação acompanhando as equipes. Em média, 300 pessoas estarão diretamente envolvidas. A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia é um evento promovido anualmente pela Secretaria Estadual de Educação, para colaborar com a qualificação do processo educativo e valorização científica da Educação Básica.
Para chegar ao evento estadual, aconteceram feiras em 31 Gerências Regionais de Educação, envolvendo, aproximadamente, 1426 alunos e 713 professores, em 713 escolas. Os Centros de Educação Profissional (Cedups) têm vaga garantida.
Mais informações sobre a Sepex com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Peres Menezes (débora@reitoria.ufsc.br / (48) 3721-9716 begin_of_the_skype_highlighting (48) 3721-9716 end_of_the_skype_highlighting) e com o diretor do Departamento de Projetos de Extensão, Nelson Canzian (canzian@reitoria.ufsc.br / (48) 3721-9344 begin_of_the_skype_highlighting (48) 3721-9344 end_of_the_skype_highlighting).
Acompanhe a agenda de palestras:
Quarta-feira - 20 de outubro
18h
Cerimônia de Abertura do 20°Seminário de
Iniciação Científica da UFSC
Auditório Garapuvu / Centro de Cultura e Eventos
18h30min
Mesa-redonda: O Bioma Mata Atlântica e sua Biodiversidade
Condução: Mário Steindel / Departamento de Microbiologia e Parasitologia
- temáticas e participantes:
O Bioma Mata Atlântica: seres vivos, interações e ecossistemas
Ademir Reis / Departamento de Botânica / Centro de Ciências Biológicas
O Bioma Mata Atlântica e o homem: etnobotânica e etnoecologia
Natália Hanazaki / Departamento de Ecologia e Zoologia / Centro de Ciências Biológicas
O Bioma Mata Atlântica: biodiversidade e genética
Rubens Onofre Nodari / Departamento de Fitotecnia/ Centro de Ciências Agrárias
Quinta-feira - 21 de outubro
18h
Palestra: Inovação Tecnológica
José Fernando Perez / Diretor Presidente da Recepta Biophama, empresa de biotecnologia na
área de saúde humana / Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do
Mundo em Desenvolvimento
Sexta-feira - 22 de outubro
14h30min
Mesa-redonda: Biodiversidade Marinha: dos seres microscópicos às baleias
Condução: Alberto Lindner /Projeto Biodiversidade Marinha de SC / Departamento de Ecologia e Zoologia / Centro de Ciências Biológicas
- temáticas e participantes:
Animais de nossas praias
Aimê Rachel Magenta Magalhães / Departamento de Aquicultura / Centro de Ciências Agrárias
Os gigantes do mar
Paulo César de Azevedo Simões Lopes /
Departamento de Ecologia e Zoologia / Centro de Ciências Biológicas
Mais informações sobre a Sepex: (48) 3721-9915 begin_of_the_skype_highlighting (48) 3721-9915 end_of_the_skype_highlighting