Notícia

Gazeta do Oeste

UFRN realiza o maior evento da Educação no mês de outubro

Publicado em 18 setembro 2011

Por Mário Gerson

Expectativa da organização é de que, aproximadamente, 3 mil pessoas participem da Reunião

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) promoverá, de 2 a 5 de outubro, sua 34ª Reunião Anual. O evento, que tem como tema "Educação e Justiça Social", será realizado no Centro de Convenções de Natal.

A Reunião da ANPEd é considerada o maior evento da área de Educação do País e, pela primeira vez, será sediada na Região Nordeste. O evento este ano é coordenado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

A expectativa da organização é de que, aproximadamente, três mil pessoas participem da Reunião. Podem se inscrever pesquisadores, professores e estudantes de mestrado e doutorado de todo o País. Estarão na Reunião pesquisadores de diversos países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Nicarágua e Guatemala), dos Estados Unidos e da Europa (Portugal, França e Inglaterra).

A conferência de abertura será proferida pela pesquisadora Agnès Van Zanten, do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris/França. Além de outras palestras, o evento terá sessões de comunicação oral e de pôsteres, colóquios e sessões conversas, nas quais temas específicos serão abordadas com a presença de autoridades no assunto.

GRANDES QUESTÕES EM DEBATE - De acordo com o professor do Departamento de Educação da UFRN e vice-presidente da ANPEd, Antônio Cabral Neto, o tema da Reunião é muito pertinente, pois, apesar de o Brasil ter avançado bastante no desenvolvimento social nos últimos tempos, "muito ainda precisa ser feito e a educação é diretamente ligada a tudo isso".

O professor Cabral destaca que a Reunião da ANPEd dará boas contribuições para o fortalecimento da pós-graduação do Norte/Nordeste. O Programa de Pós-graduação da UFRN, avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 5, é o mais bem conceituado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Esse foi um dos motivos que fez a Reunião, realizada durante 18 anos em Caxambu/MG, vir para Natal.

O evento criará um amplo espaço de debates. "Grandes especialistas estarão debatendo grandes questões da Educação brasileira e os estudantes de pós-graduação poderão participar desses espaços. Isso é muito importante", afirma o professor.

Para Cabral, "atualmente, a Educação está ocupando na Universidade o espaço que sempre deveria ter ocupado. Recentemente, tivemos a criação do Centro de Educação, realizaremos um evento de grande porte como essa Reunião da ANPEd e temos um Programa de Pós-graduação em Educação com conceito 5", completa.

Autoridades do Ministério da Educação e as ministras Maria do Rosário Nunes (Secretaria Nacional dos Direitos Humanos) e Luiza Helena de Bairros (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República) confirmaram presença no evento.

A programação cultural do evento é coordenada pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN. O cantor Isaac Galvão será a atração da abertura do evento e, sempre no início da manhã e início da tarde, os participantes da Reunião serão recepcionados por atrações culturais da UFRN.

Além da UFRN, a 34ª Reunião da ANPEd tem apoio da Fapern, Fapesp, Governo do RN, IFRN, Ipea, CNPq, Capes e MEC.

Com informações da repórter Kalidja Sibéria