Notícia

Blog da Juliska

UFRN é destaque no estudo de inteligência artificial

Publicado em 14 maio 2020

Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a inteligência artificial vem se aperfeiçoando com o passar dos anos. Atendimentos de bancos, redes sociais, sites de compras online e, como se tornou mais frequente durante a pandemia de Covid-19, a telemedicina são alguns exemplos de uso dessa tecnologia estudada por universidades do mundo inteiro.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisas sobre inteligência artificial aumentaram significativamente nesta década e levaram a instituição a figurar com destaque em ranking divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). De acordo com a lista, entre 2014 e 2018, a UFRN publicou 244 trabalhos na área, números que a posicionam na quinta colocação entre as universidades brasileiras.

Os dados levantados pela Fapesp apontam que, no período de 2000 a 2018, as pesquisas em inteligência artificial triplicaram no mundo, sendo lideradas, em ordem, por China, Estados Unidos e Índia. Na 12ª posição, o Brasil teve como principais instituições na área as universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal de Minas Gerais (UFMG), além da UFRN.

Entre os estados mais produtivos do país na área, apenas Rio Grande do Norte e Pernambuco têm instituições representando a região Nordeste. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina são as demais unidades federativas citadas no ranking.

A posição proeminente da instituição foi exaltada pela pró-reitora de Pesquisa da UFRN, Sibele Pergher. “O destaque alcançado pela UFRN na área de inteligência artificial é motivo de orgulho para a instituição e é fruto do excelente trabalho desenvolvido por pesquisadores de várias áreas do conhecimento, espalhados nas diversas unidades da universidade”, afirma.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Diário de Pernambuco online Jornal do Commercio (PE) online