Notícia

Portal Canaã

UFPA e USP promovem o 1° Workshop Smart City Canaã dos Carajás: Desafios e Perspectivas

Publicado em 30 outubro 2020

Acontecerá, nos dias 04 e 05 de novembro de 2020, o “Workshop Smart City Canaã dos Carajás”. O evento apresentará à sociedade todas as ações do projeto “IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA PLATAFORMA DE CIDADES INTELIGENTES BASEADA EM INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA O MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS”, celebrado no Convênio 02/2020 entre a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a Universidade Federal do Pará, com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo. O convênio é coordenado pelo Prof. Renato Francês, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da UFPA.

O projeto visa à implantação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes baseada em Internet das Coisas (IoT) para o Município de Canaã dos Carajás, contemplando as principais áreas do cotidiano da cidade, como:

Saúde Pública (aplicações em home-care, monitoramento de doenças negligenciadas, telemedicina e segunda opinião médica); Segurança Pública (vídeo-monitoramento por câmeras e drones, atividades de inteligência em segurança pública); Educação (integração de sistemas e serviços da rede pública municipal, Educação a Distância, integração com o Polo Universitário de Canaã dos Carajás); Meio Ambiente (monitoramento de qualidade do ar, água, mineração, poluentes e fatores impactantes oriundos de atividades dos projetos existentes/em implantação na região).

O projeto implantará desde dispositivos de IoT, drones, sensores, passando pela infraestrutura de telecomunicações, até a aquisição de uma estrutura de computação de alto desempenho e um data center para a cidade.

O projeto Smart City é a gênese do projeto IARA (Inteligência Artificial Recriando Ambientes) – uma rede nacional, coordenada pelo Prof. André Carvalho, do Instituto de Ciências Matemática e Computação (ICMC/USP).

O projeto IARA foi submetido à Chamada de Propostas FAPESP – MCTIC – CGI.BR para Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial e contempla: 35 Universidades brasileiras, 15 Universidades estrangeiras, 98 Pesquisadores, 8 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, 6 Prefeituras e grandes empresas, como: Ericsson, AXXONSOFT, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), INTEL, JACTO, SPLICE, TIM e VALE.

Workshop Smart City Canaã dos Carajás reúne um conjunto de atores e temas de importância planetária. O evento será inteiramente remoto, gratuito e transmitido pelo canal no YouTube da Unifesspa.

Dia 4 de novembro, 17h

• Abertura do evento:

Mesa de abertura: Prefeito de Canaã dos Carajás, Sr. Jeová Andrade, e do Reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho.

• Apresentação do projeto Smart City Canaã dos Carajás

Prof. Dr. Renato Francês (UFPA) – Coordenador do Projeto.

• Apresentação do projeto IARA

Prof. Dr. André Carvalho (USP)

o Participação de Intel, Ericsson, FCA, Splice e Vale.

Faltam 16 dias para votação, e as ruas de Canaã dizem muito sobre o futuro

Dia 5 de novembro, 17h

• Apresentação das primeiras aplicações em Canaã dos Carajás

Prof. Dr. Aldebaro Klautau (UFPA).

• Painel 1: O papel da sociedade no processo de definição das

prioridades da cidade.

• Painel 2: O papel das IFES que atuam na região na construção

coletiva do projeto

Reitores da Unifesspa e do IFPA e vice-Reitor UFPA

Mediador: Prof. Dr. João Weyl

• Encerramento: Apresentação do “ONovoLab”.

Comentar

Compartilhar

Por

Jorge Clésio

30/10/2020 23:08 23:08

Relacionados

Sine de Canaã dos Carajás divulga mais 17 vagas de trabalho

Oficialmente, Canaã dos Carajás têm apenas 45 infectados com Coronavírus

Sine de Canaã dos Carajás divulga 20 vagas de trabalho nesta Quinta(22)

Sine retoma atendimento presencial em Canaã dos Carajás

Posts recentes UFPA e USP promovem o 1° Workshop Smart City Canaã dos Carajás: Desafios e Perspectivas Faltam 16 dias para votação, e as ruas de Canaã dizem muito sobre o futuro BR-163: Bolsonaro recupera 190 km de pista no Pará Arildo da Escrimat recebe, oficialmente, apoio de Jair Bolsonaro para prefeitura de Canaã dos Carajás Candidatos de Parauapebas já gastaram mais de R$2 milhões na campanha; Veja detalhes Sine de Canaã dos Carajás divulga mais 17 vagas de trabalho 8 candidatos a vereador estão indeferidos para eleições em Parauapebas; 2 renunciaram

Canaã Dos Carajás Eleições 2020 Enquete 1º Semestre dos Vereadores Enquete Para Prefeito 2020 Pará Parauapebas Marabá Xinguara Curionópolis Mineração S11D Projeto Sossego Oportunidades Entretenimento Televisão Celebridade Loterias

Copyright ©, Portal Canaã | 2015 - 2019 | contato@portalcanaa.com.br

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
AgoraVale Jornal Dia Dia