Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG está entre as melhores na área de ciências humanas

Publicado em 07 setembro 2011

A empresa Quacquarelli Symonds (QS), que desde 2004 avalia e classifica universidades de todo o mundo, publicou no início de julho o primeiro ranking global separado por áreas de conhecimento.

Disponível no site www.topuniversities.com, a classificação inclui cursos brasileiros entre os primeiros 200, sobretudo nos grupos gerais de "ciências sociais" e "artes e humanidades". As listas especificam as posições de 1 a 50 e depois reúnem em três grupos, por ordem alfabética, as instituições que ficaram entre as posições 51-100, 101-150 e 151-200.

No cômputo geral das ciências humanas aparecem seis instituições brasileiras: duas estaduais (USP e Unicamp), duas federais (UFMG e UFRJ), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Há duas de outros países latino-americanos (Universidade Nacional Autônoma do México e PUC-Chile).

Adesão

Recentemente a UFMG divulgou sua adesão ao QS World University Ranking, que avalia o desempenho de cerca de 600 universidades em todo o mundo e classifica as 400 melhores, com base, sobretudo, nos indicadores de impacto da pesquisa científica.

Com a adesão, a Universidade passa a fornecer pacote de dados institucionais para o programa QS Stars, e deixa de ser avaliada a partir de informações fragmentadas. "Temos a expectativa de alcançar sensível melhora na avaliação, o que deve elevar nossa posição nesse ranking internacional", comenta o pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos, ao lembrar que os dados que começam a ser fornecidos à QS só irão se refletir nos rankings feitos a partir de 2012.

Os alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade também têm participação importante na avaliação, já que a taxa de satisfação do corpo discente é um dos indicadores considerados. "Todos os estudantes da UFMG devem responder a questionário eletrônico, elaborado em português. Por isso, receberam, nos últimos dias, correspondência privada, com o link para o questionário", afirma o pró-reitor, ao lembrar que o prazo para participar da pesquisa termina em 26 de setembro. O preenchimento do questionário deve ser feito em uma única sessão de login, e as respostas são confidenciais. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo email info@prpq.ufmg.br.

Renato Santos destaca que respostas devem ser fidedignas, pois comporão a imagem institucional da Universidade que se refletirá na carreira dos profissionais por ela formados. "A resposta não é um momento reivindicatório", salienta o pró-reitor. Os alunos vão informar, por exemplo, os fatores que consideram mais importantes na escolha de uma instituição de ensino, e terão a oportunidade de comentar a respeito dos principais aspectos de sua passagem pela Universidade

(Com Pesquisa Fapesp)