Notícia

Gestão C&T

UFMG cuidará de base de dados sobre educação superior de países da América Latina e Caribe

Publicado em 15 janeiro 2007

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será responsável pela parte tecnológica do Mapa da Educação Superior na América Latina e Caribe (Mesalc). A instituição brasileira será a sede da base de dados do projeto.

Segundo notícia divulgada pela Agência Fapesp, essa decisão foi tomada no final de 2006, durante reunião realizada na Venezuela. O projeto é coordenado pelo Instituto de Estudos Superiores da América Latina e Caribe (Iesalc), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A meta é construir uma base de dados, com indicadores relativos à qualidade da pesquisa e do ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e extensão, à formação de recursos humanos, à inserção social dos estudos desenvolvidos e à promoção de ações culturais. Espera-se a participação de instituições públicas e privadas de 33 países.

Ainda de acordo com a Agência Fapesp, o custo total do Mesalc está estimado em US$ 2 milhões, com recursos financiados pela Unesco e pelos ministérios da educação e agências de fomento dos países envolvidos. Ainda não se sabe quantos países participarão. O primeiro encontro técnico para discutir a iniciativa será realizado nos dias 24 e 25 de janeiro, em Belo Horizonte (MG).

Outras informações sobre a UFMG podem ser obtidas no site www.ufmg.br.

Gestão C&T Online — 15/01/2007