Vêm dando passos a parceria firmada entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a multinacional coreana Samsung para pesquisas e projetos na área de inteligência artificial e ciência de dados. A colaboração, que envolve também o SiDi (instituto de pesquisa parceiro da Samsung), foi tema de reunião entre representantes das partes envolvidas esta semana, na Reitoria da Universidade.
Da UFC, o professor José Macedo, coordenador do Insight Laboratório de Ciência de Dados e cientista-chefe da área de Dados e Transformação Digital do Governo do Estado, presente na ocasião, apresentou a plataforma de big data desenvolvida pelo laboratório para o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), em uma parceria com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Até o momento, segundo ele, 15 ferramentas já foram desenvolvidas nessa iniciativa, incluindo um sistema de vigilância urbana em tempo real, software integrado ao banco de dados das secretarias de segurança para coleta de digitais em abordagens e sistema de geomonitoramento de presos em liberdade provisória. “Todos esses são projetos demandados pelo poder público e desenvolvidos integralmente na UFC, com excelentes resultados na prevenção de ocorrências policiais, rompendo com a cadeia de violência na nossa capital”, conta o professor.
Já o professor Rodrigo Porto, coordenador de Transferência Tecnológica do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC (Cria) e pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, citou as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (Lesc), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática. O Lesc é a única unidade da UFC credenciada à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). “Essa nossa unidade da EMBRAPII é especializada em sistemas de computadores de alta complexidade, como sistemas de avaliação de qualidade (sistemas tolerantes à falha), engenharia biomédica e processamento digital de imagens e sinais”, enumerou o pró-reitor-adjunto.
Já o professor Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito e coordenador de Educação e Difusão de Conhecimento do Cria, compartilhou dados sobre o Centro de Referência e seu primeiro projeto, recém-aprovado em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “A parceria, firmada com o sistema de assistência à saúde Hapvida, prevê o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de diagnóstico por imagem, prontuário eletrônico e predição de doenças crônicas por localização”, exemplificou o coordenador.
Visitantes
Dentre os visitantes, estiveram Cris Jang, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Samsung; M. D. Kang, diretor de gerenciamento da empresa; Jim Choi, diretor da Samsung SDS, subsidiária de TI da multinacional; John Yi, presidente do SiDi; e Rogério Moreira, gerente da regional do SiDi em Recife. O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, recebeu os representantes.