Notícia

A Tribuna (AC) online

Ufac apresenta seis projetos no SBPC

Publicado em 15 julho 2009

Por Gilberto Lobo

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou seis trabalhou que podem contribuir com o desenvolvimento científico da Amazônia, na 61ª edição da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro aconteceu em Manaus, no dia 12 deste mês. O tema deste ano foi “Amazônia: Ciência e Cultura”.

Os pesquisadores da Ufac apresentaram estudos como a “Estrutura Populacional da Comunidade de Palmeiras” e “Caracterização da Estrutura Vertical de um Fragmento Florestal”, ambos realizados na área de proteção ambiental Raimundo Irineu Serra, além da pesquisa sobre os “Conhecimentos Empíricos, Ensino e Conservação Ambiental na Reserva Extrativista Chico Mendes”.

No discurso de abertura do encontro, o matemático Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC, disse que a região amazônica é fundamental para a manutenção da vida no planeta. E, por isso, será preciso um esforço de todos para criar um novo modelo. O modelo de construção de riqueza de São Paulo, ou do Sul, não serve para a Amazônia. Não apenas por causa das diferenças geográficas, mas também porque o novo modelo deve ser criado em uma fase da sociedade na qual é impossível pensar em desenvolvimento sem sustentabilidade social e ambiental.

Ele destacou ainda, a necessidade de um esforço coletiva para a criação de um modelo de desenvolvimento da Amazônia que traga à sociedade independência econômica sem prejuízo ao meio ambiente. “Com a contribuição do conhecimento científico – em especial aquele que é produzido na região –, esse modelo poderá levar o Brasil a uma situação inédita: tornar-se a primeira potência ambiental do planeta”, disse.

Com informações da Agência FAPESP