Notícia

CM Consultoria

UFABC oferece doutorado acadêmico industrial

Publicado em 17 julho 2013

Agência FAPESP – Estão abertas, até dia 26 de julho, as inscrições do processo seletivo para o programa de doutorado acadêmico industrial (DAI) da Universidade Federal do ABC (UFABC). O programa, que conta com a parceria de empresas públicas e privadas, oferece 20 vagas.

O DAI é uma modalidade de ingresso aos cursos de doutorado acadêmico já existentes na universidade e tem como objetivo propor soluções para problemas encontrados em indústrias, por meio de projetos de pesquisas desenvolvidos pelos doutorandos.

O programa destina-se a alunos de diferentes áreas que queiram ingressar em um programa de doutorado e tenham interesse em desenvolver projetos com viés mais tecnológico e aplicado. O candidato interessado em participar do programa não pode ter vínculo empregatício com a empresa na qual pretenda desenvolver o projeto.

A primeira fase da seleção inclui a análise de documentação dos candidatos, de empresas interessadas nas propostas e possíveis entrevistas. A segunda inclui o contato com as empresas para a assinatura do termo de compromisso. Entre as companhias credenciadas, há empresas do ramo metalúrgico, automobilístico e geração de energia.

O candidato aprovado na seleção passará pela fase de pré-doutorado (com duração de 2 a 6 meses), que consiste no desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

Após a aprovação do projeto, o aluno passa a fazer parte do curso de doutorado da UFABC, trabalhando na execução do projeto com o orientador acadêmico e o supervisor industrial.

Mais informações: http://propg.ufabc.edu.br/doutorado-academico-industrial-dai.html

Fonte: Agência FAPESP - São Paulo/SP.