Notícia

portal24news.com.br

UFABC lança centro de pesquisas focado em políticas públicas para favelas. (137 notícias)

Publicado em 16 de outubro de 2024

Acessa.com Jornal Extra de Alagoas online Meia Hora online Jornal Floripa Amazônia Press MTT News Jornal Integração CNBV - Centro de Notícias Boa Vista Mundo Music Jornal Ponta Grossa CGN N55 Portal News Click Xaxim Novo Cantu Notícias Notícias de Franca Repórter Maceió Portal Clube Sistema Provincia OffNews Portal de Notícias Nerildo e Nerivan (GO) Uniol Política no Ponto Certo Portal Uno Midias Portal dos 3 Site da Serra JW News - Jornal Web News Empresas S/A Tribuna do Rio Repórter São Paulo Flow Notícias Portal In Foco RS Os Amigos da Onça BSB Distrito (Brasília) CGDestak Enquanto isso em Goiás Repórter PB Gazeta do RN Jornal Floripa Blog da Luciana Pombo PÁGINA 1 Notícias Capixaba UAUHOST Jornal Da Max Paracatu News Rede Vida Brasil Água Preta News Spz Online Tribuna Popular (MS) Anexo News Até Blogo Rádio Canelinha FM Diário Goianiense Portal Guia TEM Abelardo Luz JBN Bahia Notícias Jornal Sentinela Carmelitano online TV São Bernardo Tolosca Revista Viver Goiás online Portal Correio TV Brusque Agita Brasil Conexão de Notícias Bom dia Sorocaba Bom Dia Guarulhos Rede Bom Dia São Paulo (São Paulo) Jovem Pan News Santos Lagonoticias Portal Globo Cidade Rádio Atalaia FM 87,9 Rádio Piranhas Vida e Harmonia Conquista de Fato Gnn7 - Guará News O Alfenense Portal do Oeste TV Caeté Correio do Bolsão (Mato Grosso do Sul) Diário do Litoral - Santos noticiassempre.com www.crub.org.br novaerainforma.com.br www1.brasilemfolhas.com.br bol-uol-br.noticiasdaparaiba.com garuva.com revistaradar279.com.br salvadorpolitica.com.br www.gazetaguarapuava.com.br www.girandonews.com.br www.negocioseagro.com.br www.onaintegra.com.br www.pcnnewsbrasilia.com.br www.portalj7pe.com.br www.portalnamiradanoticia.com.br www.portalsauipenoticias.com.br www.portalt7.com.br www.portaltrindadeoriginal.com.br www.tudoagoranews.com.br www.tvinterativa.com.br www.vimtemostrar.com.br www.vipjornal.com.br www.vozdoleste.com.br www1.brasilemfolhas.com.br www.propagarnoticias.com.br www.silva.news Notícias de clínicas
Por Redação

Universidade Federal do ABC busca fortalecer pesquisa, inovação e conhecimento para construir políticas públicas com participação de populações de favelas, em parceria com Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais, no Centro de Estudos de Políticas Públicas.

A Universidade Federal do ABC (UFABC) — vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — deu um importante passo em direção à inclusão social ao lançar o Centro de Estudos da Favela (Cefavela). A favela é um tema que precisa ser abordado com seriedade e profundidade. Com o Cefavela, a instituição busca produzir pesquisas inovadoras e disseminar conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento das favelas e das comunidades carentes que as habitam.

O Cefavela tem como objetivo principal a articulação da academia, de órgãos de governo, de movimentos sociais e de organizações não governamentais para encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas zonas de exclusão e pelos bairros populares. É fundamental que sejam desenvolvidas políticas públicas eficazes para reduzir as desigualdades sociais e econômicas. Além disso, o centro também busca promover a inclusão social e a cidadania nas áreas de risco, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fortalecendo a Luta das Favelas

A partir da consolidação do Centro de Estudos, Políticas Públicas, Pesquisa e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), será possível fortalecer a luta das favelas e comunidades carentes do Brasil. Na abertura da cerimônia de lançamento do Cefavela, Jeroen Klink, professor coordenador do projeto, destacou que a universidade pretende participar da construção de ferramentas e instrumentos capazes de potencializar políticas públicas para o fortalecimento da luta de ocupações e favelas do Brasil.

Segundo Rosana Denaldi, docente vice-coordenadora da iniciativa, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que existem no país 6,6 milhões de domicílios em favelas, em uma grande diversidade de tipologias de cidades e regiões. Esses territórios, onde se abriga a população mais vulnerável, são os mais atingidos por desastres agravados pela crise climática. As áreas de risco e zonas de exclusão são os principais desafios a serem enfrentados pelas favelas e comunidades carentes.

Um Centro de Pesquisa para as Favelas

O Cefavela conta com uma equipe de 38 pesquisadores associados, que inclui 11 cientistas de instituições acadêmicas estrangeiras, 15 da UFABC e 12 de outras instituições nacionais. O primeiro edital para seleção de pós-doutorandos foi aberto em setembro e há previsão para concessão de bolsas de treinamento técnico, iniciação científica, mestrado e doutorado. Isso implicará o aumento gradual do número de pesquisadores participantes.

Além da União Nacional por Moradia Popular (UNMP) como representante da população moradora das favelas, integram o Cefavela como parceiros: o Ministério das Cidades; o IBGE; o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP); a Escuela de Planeación Urbano Regional da Universidade Nacional da Colômbia; o Indian Institute for Human Settlements (IIHS); a University of the Witwatersrand (WITS/Johannesburg/África do Sul); a School of the Built Environment da Oxford Brookes University (Inglaterra); o Geographic Data Science Lab, da The University of Liverpool (Inglaterra); e a Faculty of Geo-Information Science and Earth Observation (ITC), da University of Twente (Holanda).

O reitor, Dácio Roberto Matheus, posicionou o Cefavela como a materialização da missão institucional da UFABC na busca pela disseminação inclusiva de conhecimento. Para o dirigente, esse processo inclui também o envolvimento direto da comunidade, fazendo com que a população das favelas deixe de ser objeto de pesquisa para se transformar em pesquisadora, ao lado de acadêmicos e alunos. As comunidades carentes e bairros populares são os principais beneficiários desse projeto.

Um Futuro Melhor para as Favelas

O Cefavela é um passo importante para o fortalecimento da luta das favelas e comunidades carentes do Brasil. Com a participação de pesquisadores de todo o mundo e a colaboração de instituições acadêmicas e governamentais, é possível criar um futuro melhor para as favelas e zonas de exclusão. As áreas de risco e bairros populares são os principais desafios a serem enfrentados, mas com a ajuda do Cefavela, é possível superá-los e criar um futuro mais justo e igualitário para todos.