Notícia

Jornal Brasil

UFABC abre inscrições para pós em Ciências Humanas e Sociais

Publicado em 19 outubro 2013

Estão abertas, até 27 de outubro, as inscrições para o programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Há 25 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado. Os candidatos podem escolher uma das três linhas de pesquisa disponíveis no programa: "Estado, Políticas Públicas e Sociedade Civil"; "Economia, Desenvolvimento e Sociedade"; e "Cultura, Comunicação e Dinâmica Social".

O processo de seleção inclui a realização de prova de inglês, prova escrita, pré-projeto de pesquisa, entrevista (com análise do currículo Lattes e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa) e verificação de disponibilidade de orientadores habilitados para a temática de pesquisa.

A prova de inglês tem caráter eliminatório; somente os candidatos aprovados nessa etapa terão a prova escrita e o pré-projeto avaliados.

Na prova escrita, a comissão avaliará a capacidade de compreensão dos enunciados formulados, a precisão conceitual e a capacidade de expressão escrita, assim como a adequação à norma culta da Língua Portuguesa.

Na análise do pré-projeto, serão consideradas a adequação e relevância à proposta do curso e linha de pesquisa, fundamentação teórica e bibliografia consistentes, pertinência dos objetivos à fundamentação teórica e pertinência dos métodos e prazos em relação aos objetivos.

A entrevista, avaliação do currículo Lattes e arguição serão realizadas por uma banca de docentes do curso e os candidatos convocados deverão apresentar cópia dos documentos e certificados comprobatórios das atividades descritas no currículo Lattes.

Os documentos para a inscrição deverão ser enviados para o e-mail selecao.pgchs.2014.1@ufabc.edu.br, em um único arquivo compactado e o assunto da mensagem deve ser "Inscrição - (Mestrado ou Doutorado, conforme interesse) Ciências Humanas e Sociais - nome completo do candidato".

Os editais com mais informações podem ser acessados em http://pchs.ufabc.edu.br

Fonte: Agência FAPESP