Notícia

FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás

UEG tem proposta aprovada na Fapeg para curso de comunicação científica com pesquisadores britânicos

Publicado em 20 julho 2017

Goiás tem uma das quatorze propostas aprovadas no Brasil na Chamada Pública Researcher Connect, realizada por meio da cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), dentro do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o British Council, no âmbito do Fundo Newton. O resultado foi publicado na última quarta-feira, dia 19 de julho, e contemplou, além da proposta de Goiás, os Estados de Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul, financiados por suas respectivas Fundações.

A proposta selecionada do Estado de Goiás terá como coordenador o pesquisador Lourenço Costa, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A Chamada Pública Researcher Connect busca selecionar instituições de Ensino Superior nos estados participantes para sediar uma série de cursos presenciais para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. Os cursos serão realizados de 1º de agosto de 2017 a 16 de março de 2018. Cada curso terá duração de três dias e será realizado, em inglês, na instituição selecionada.

Sobre o Researcher Connect
Researcher Connect é destinado a prover apoio financeiro para cursos que possam contribuir para a capacitação de pesquisadores em escala nacional. Pesquisa e inovação são essenciais para construir economias fortes e prósperas – pesquisadores talentosos, aptos a divulgar seus trabalhos em diferentes níveis, são de extrema importância para esse objetivo. Quando se trata de pesquisa acadêmica individual, a necessidade de publicar descobertas é fundamental. Apenas quando revisada por colegas e validada pela comunidade científica, uma pesquisa pode ser verdadeiramente considerada para contribuir na construção de conhecimento.

Existe, ainda, a necessidade de comunicar descobertas de pesquisa além da comunidade científica, de forma a utilizar seus resultados para justificar o uso de recursos públicos para financiamento de novas atividades de pesquisa. Oferecer ferramentas para aprimorar habilidades de comunicação de pesquisadores pode ter um efeito benéfico não apenas nas performances e carreiras individuais, mas também na instituição onde os trabalhos são desenvolvidos e na sociedade como um todo, através do aumento do alcance e do impacto de suas pesquisas. Este é o motor por trás do desenvolvimento dos cursos do Researcher Connect.

Uma nova lista com projetos contemplados pelos Estados do Paraná, Maranhão, Santa Catarina e pelo Distrito Federal será divulgada na segunda quinzena de agosto de 2017.

Acesse aqui o Resultado Final – Fapeal, Facepe, Fapeg, Fapes, Fapesp e Fundect

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.