Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, na cidade de São Paulo, vai acontecer o Open Innovation Seminar 2009. Apoiado pela Universidade de Caxias do Sul, o evento é o primeiro da América do Sul dedicado a disseminar práticas e conceitos da chamada "inovação aberta".
"Por diversos motivos, a inovação aberta é cada vez mais uma necessidade para crescer e manter-se competitivo no mercado", disse Bruno Rondani, diretor-executivo do Centro de Open Innovation - Brasil, realizador do evento. "Nesse contexto, o nosso seminário vai procurar, nesta segunda edição, focar na implementação da chamada open innovation nas organizações".
Um dos destaques da programação é a participação do criador do conceito de open innovation, o professor da Universidade de Califórnia Henry Chesbrough como palestrante exclusivo, trazendo seus últimos estudos sobre redes globais de inovação. Chesbrough também participará de vários debates durante o evento.
A programação inclui uma ampla gama de assuntos do interesse de acadêmicos das áreas de administração, marketing e inovação: formação do gestor de inovação; processos, ferramentas e métricas de gestão da inovação; co-criação e redes de usuários; políticas públicas de incentivo à inovação; gestão da propriedade intelectual entre parceiros tecnológicos; corporate venture como estratégia de inovação aberta; entre outras.
Entre os palestrantes e debatedores confirmados se encontram profissionais de empresas como FIAT, Embraer, Wal-Mart, Rapp Collins, Whirlpool, Tecnisa, Chemtech - Siemens, Natura e Omnisys, bem como representantes de entidades como Fapesp, Finep, Anprotec, INPI, IPT, FGV, Fundação Dom Cabral, USP e Unicamp.
Alunos, professores e funcionários da UCS têm 10% de desconto no pagamento da inscrição. Para conseguir o desconto, o candidato deve escolher a opção "Tarifa com desconto de 10% para membros das instituições apoiadoras". Para validação da inscrição deverá ser enviado comprovante de vínculo com a instituição apoiadora. As vagas são limitadas.
Entre os apoiadores institucionais do seminário, acompanham a UCS, entidades como a USP, FGV, University of California - Berkeley, Unisinos, INPI, Anpei e Anprotec, entre outras.
Sobre a inovação aberta
A abordagem aberta da inovação pressupõe que a vantagem competitiva de uma empresa está relacionada, principalmente, à sua capacidade de articulação de recursos internos e externos (idéias, competências, projetos, infraestrutura, tecnologias, capital etc.)
Num mundo em que o conhecimento está distribuído, os investimentos para realizar pesquisa são altos e os ciclos de vida dos produtos são cada vez mais curtos, a inovação aberta propõe abrir as fronteiras da empresa para compartilhar riscos, diminuir o time to market e otimizar os recursos no processo de inovação.
Mais informações no site do evento.