Notícia

Jornal da Unesp online

TV Unesp transmite Conferência da Pós-Graduação

Publicado em 21 setembro 2009

Tema de evento em Atibaia é a excelência na formação

Assista ao vivo pela internet às palestras, mesas-redondas e debates da III Conferência da Pós-Graduação da Unesp, que vai de 21 a 23 de setembro na cidade de Atibaia (SP). O evento, que é realizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, terá cerca de duzentos participantes, entre eles coordenadores de programas de pós e presidentes de câmaras de pesquisa de toda a Universidade, além de diretores de unidades e servidores técnico-administrativos que atuam na área.

Para assistir às apresentações do evento, basta entrar na página http://www.tvu.unesp.br/propg. Veja abaixo a programação da conferência.

Segunda-feira, 21 de setembro

16:00 - Abertura - Prof. Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald, reitor da Unesp

16:30 - Conferência: A pós-graduação no Plano de Desenvolvimento Institucional da Unesp; Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge, pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp

17:30 - Conferência: A agenda ncional de Ciência e Tecnologia e a formação de mestres e doutores; Profa. Dra. Ana Lúcia Gabas, representante do ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Prof. Dr. Sérgio Machado Rezende

Terça-feira, 22 de setembro

8:30 - Conferência: A Fapesp e o apoio à pesquisa em SP; Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor cientifico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

10:30 - Conferência: Avaliação dos programas de pós-graduação; Prof. Dr. Lívio Amaral, diretor de avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior)

14:00 - Conferência: Cientistas sociais e vida pública; Profa. Dra. Maria Alice Resende de Carvalho, professora da PUC-RJ e presidente da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais)

16:30 - Conferência: O novo perfil para pessoal de alto nível acadêmico e a experiência do Inmetro; Prof. Dr. João Alziro Herz da Jornada, presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial)

Quarta-feira, 23 de setembro

8:30 - Conferência: A Asociación Universitária Iberoamericana de Postgrado e a internacionalização do conhecimento; Prof. Francisco J. Martos Perales, diretor geral adjunto da AUIP

10:30 - Mesa-redonda

- O ambiente acadêmico propício à formação de mestres e doutores na universidade; Prof. Dr. Marcos Macari (Unesp)

- O papel do orientador no processo de formação do pesquisador; Prof. Dr. Nestor Schorr, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

- Os processos de identificação e seleção de alunos para a pós-graduação; Michelangelo Giotto Santoro Trigueiro, decano de Ensino de Graduação (2003 a 2005) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB (Universidade de Brasília)

Assessoria de Comunicação e Imprensa