Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP)

TV Cultura quer lançar a universidade virtual

Publicado em 08 outubro 2006

O conselho da TV Cultura, de São Paulo, montou um grupo. de estudos para via bilizar a implantação do sistema de ensino a distância com transmissão por TV Digital e orientação das três universidades estaduais paulistas, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Pau lista (Unesp).
O grupo prepara agora uma reunião com os reitores das três universidades para apresentar os planos e fazer cálculos dos custos para implantar a Universidade Virtual Paulista - o nome ainda não é definitivo.
A universidade virtual deverá ajudar a suprir a falta de vagas no ensino público superior de São Paulo, em princípio para cursos de graduação. A avaliação é de Carlos Vogt, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro do conselho da TV Cultura.
Como quarta instituição de ensino público do Estado, a Universidade Virtual Paulista poderá receber verba do Estado para sua manutenção. Hoje, as três universidades paulistas recebem, juntas, 9,57% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
"Além disso, a universidade virtual também poderá receber dinheiro de financiamentos, inclusive da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)", diz Vogt.