Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

TV Cultura: nova grade inclui o programa Univesp TV

Publicado em 02 abril 2009

Experimentação por meio de parcerias com produtores independentes será reforçada

 

A TV Cultura lançou na última terça-feira (31) a sua nova grade de programação, que inclui programas inéditos - como novas séries e até um reality show - e reformulações de programas de sucesso da emissora, como o infantil Cocoricó. O destaque da nova grade é o investimento em experimentação, por meio de um reforço às parcerias com produtores independentes. A possibilidade de experimentar e de dar espaço para o que não faz parte da grade das TVs "mercadológicas" é justamente o que caracteriza a emissora. "A TV Cultura é uma espécie de ferrari que atende ao mercado, mas segue regras distintas dos outros automóveis", resumiu Paulo Markun, presidente da Fundação padre Anchieta, que mantém a emissora.

Na aba dos programas educacionais, uma das principais da TV Cultura, destaca-se a reformulação de Nossa Língua e de Almanaque Educação. O primeiro, Nossa Língua, comandado pelo professor Pasquale Cipro Neto, traz agora reportagens especiais, quadros inéditos, novos personagens e cenário totalmente repaginado.  "O nosso grande desafio é despertar no telespectador o interesse pela nossa língua", afirma Solange Martins, diretora do programa. O programa é transmitido às segundas-feiras, às 19h30. Já Almanaque Educação, que está na sua segunda temporada, busca investir ainda mais na sensibilização de alunos, pais e professores para um aprendizado lúdico e divertido. O programa vai ao ar aos sábados, às 11h.

Outro destaque da aba educacional da TV Cultura é o programa Univesp TV, comandado pela jornalista Mônica Teixeira. A novidade, que estreia na próxima semana e será transmitida todas as terças-feiras, às 23h10, vai trazer o melhor da programação educativo-cultural do canal digital Univesp TV, criado pela Fundação Padre Anchieta para compor os cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). A iniciativa é da Secretaria Estadual de Ensino Superior e marca mais uma parceria da Fundação Padre Anchieta com o Governo do Estado de São Paulo (leia mais sobre o UNIVESP).

A função do canal digital da Univesp TV será transmitir os conteúdos dos cursos do UNIVESP, além de trazer programas educativos de interesse coletivo (incluindo para não alunos). O primeiro curso previsto no UNIVESP, de pedagogia, será oferecido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no segundo semestre de 2009. A UNESP é uma das instituições ligadas ao UNIVESP, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Fundação de Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza".

A nova programação da TV Cultura mantém as quase 12 horas diárias de programação infanto-juvenil. Para este público, o destaque é a nova série adolescente Tudo que é sólido pode derreter, com estreia marcada para o dia 10 de abril. O programa será veiculado todas as sextas-feiras, às 19h30.

Mais informações sobre a programação da TV Cultura podem ser obtidas na sua nova página na internet.