Notícia

NaTelinha

TV Cultura lançará programa com foco em produção científica

Publicado em 08 março 2015

Por Gabriel Vaquer

Os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento serão reveladas em um novo programa da TV Cultura.

Chamado de "SP Pesquisa", a atração é fruto de um termo de cooperação assinado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura e da Univesp TV.

O projeto acompanha o trabalho de pesquisadores vinculados a universidades e institutos científicos paulistas. A exibição acontecerá aos sábados na Cultura, às 16h, e aos domingos na Univesp TV, às 19h.

O conteúdo vai explorar temas diversos, desde os micróbios que habitam nosso intestino até o Universo em expansão. Na estreia, o programa vai mostrar estudos que relacionam a microbiota intestinal com doenças como a diabetes e a obesidade. A segunda edição terá como tema o chamado Mistérios do Oceano, que aborda pesquisas feitas no Atlântico Sul, entre elas uma que monitora temperatura, pressão e salinidade das águas nos mares brasileiros a fim de melhorar os dados sobre previsão do tempo e estudos do clima.

A TV Cultura também adianta os temas de outras edições do "SP Pesquisa": Centro de Estudos da Metrópole; Coração; Como Vota o Brasileiro; Pesquisa do Câncer no Brasil; Subsolo Brasileiro; Grandes Extinções; e Grafeno.