Notícia

Esteta

TV Cultura exibirá programa sobre a FAPESP

Publicado em 07 fevereiro 2013

Com entrevistas com o presidente da FAPESP, Celso Lafer, e com o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, e depoimentos de pesquisadores cujos estudos são apoiados pela instituição, o programa Matéria de Capa, da TV Cultura, deve exibir no domingo, 10 de fevereiro, uma edição só sobre a FAPESP.

Iniciativas como o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA) e o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) serão colocadas em destaque no programa com 30 minutos de duração.

Também serão abordadas as parcerias internacionais da FAPESP, com universidades e agências congêneres estrangeiras. Lafer e Brito falam sobre a missão da Fundação e sobre algumas de suas principais iniciativas.

"Uma parte importante do Matéria de Capa é a cobertura de ciência e tecnologia. Fazer um programa sobre a FAPESP faz todo o sentido na medida em que, ao longo dos nossos programas, vira e mexe falamos de projetos financiados por ela", afirmou o jornalista Aldo Quiroga, apresentador do programa, à Agência FAPESP.

O programa destaca que a FAPESP é "pioneira nas áreas do estudo do câncer e das doenças que atacam produtos de grande importância para a economia do Estado e do país, como a laranja e a cana-de-açúcar" e que ela apoia projetos "que vão da biotecnologia às ciências médicas, da tecnologia ao setor aeroespacial".

"A FAPESP é hoje o principal motor de promoção da ciência e da tecnologia do país - se não o principal, um dos principais. Como o programa tem uma vertente significativa de ciência e tecnologia, para nós é importante mostrar esse trabalho e a relevância que ele tem para o desenvolvimento tecnológico do país", acrescentou Quiroga.

A FAPESP já foi tema do Matéria de Capa, em 2012, por ocasião dos 50 anos da Fundação. O programa pode ser assistido em http://tvcultura.cmais.com.br/materiadecapa/videos/materia-de-capa-50-anos-da-fapesp.

Fonte: Agência FAPESP