Notícia

Jornal de Brasília

Tupã entra em ação na terça-feira (1 notícias)

Publicado em 18 de dezembro de 2010

Por Ciência & Você

Na próxima terça-feira será inaugurado em Cachoeira Paulista o Tupã - como foi batizado o novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, o Tupã está entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos em mudanças climáticas.

O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) financiaram a compra do supercomputador que atenderá não só o Inpe, mas também grupos de pesquisa, instituições e universidades integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima) do MCT, do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (TNCT) para Mudanças Climáticas.

O Tupã entrará em plena operação no início de 2011. O novo supercomputador permitirá ao Inpe gerar previsões de tempo muito mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade. Com isso, ampliará o nível de detalhamento para cinco quilômetros na América do Sul e 20 quilômetros para todo o globo.

Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.