Notícia

Diário São Carlos

Tundisi participa de reunião no ICMC-USP

Publicado em 31 maio 2014

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia (SMDSCT), José Galizia Tundisi, participou de reunião, na tarde desta quarta-feira (28), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, para debater projetos que visam a ampliação e o uso de novas tecnologias na cidade, além da qualidade da educação nas escolas municipais.

Segundo o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, o instituto está à disposição da Prefeitura para apoiar ações que estejam relacionadas à área de atuação o instituto. “Todos têm a ganhar com essa parceira”, afirmou.

Durante a reunião foram debatidos projetos de parceria como o apoio do ICMC na informatização e na implantação de laboratórios de ciências nas escolas municipais. “Vamos lutar para levar os projetos que discutimos aqui adiante, buscando recursos no BNDES, na FAPESP e em outras instituições de apoio. O Brasil precisa de iniciativas como essas”, destacou Tundisi.

Outra proposta discutida foi o apoio do Instituto na capacitação dos professores da rede de ensino municipal por meio do oferecimento de cursos de extensão, de especialização e de programas de mestrado. Nesse contexto, o ICMC já oferece o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), um programa de pós-graduação gratuito em matemática, sob coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática. O programa é voltado especialmente para os professores de escolas públicas que, ao serem aprovados no processo seletivo de ingresso, podem solicitar bolsas de estudos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Nos últimos quatro anos, em média 5% dos alunos que ingressaram nos cursos de graduação oferecidos pela USP em São Carlos residem na cidade, os outros 95% são provenientes de outros municípios brasileiros. Considerando-se os dados apenas de 2014, o índice de ingressantes que residem em São Carlos cai para 1,21%. “Podemos atuar junto às escolas da cidade, fortalecendo o ensino e ampliando as possibilidades para os jovens sãocarlenses”, completou Maldonado.

Também participaram da reunião o diretor de Políticas Científicas da Prefeitura de São Carlos, Péricles Trevisan; o vice-diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho; e as professores do Instituto Roseli Romero e Márcia Federson.