Notícia

Jornal da Unicamp online

Tudo sobre a consulta

Publicado em 25 fevereiro 2013

A Consulta à Comunidade para Sucessão do Reitor acontecerá nos dias 6 e 7 de março próximo com a participação dos candidatos, pela ordem em que constarão na cédula de votação: José Cláudio Geromel, Mario José Abdalla Saad, Edgar Salvadori De Decca e José Tadeu Jorge.

Haverá 26 urnas distribuídas em 5 locais de votação: 11 no Ginásio da FEF, 6 no Setor Hospitalar - Anfiteatro “Paulistão”, 3 na FOP e outras 3 no Campus I da FT e 3 no Campus II da FCA.

Caso haja segundo turno, o mesmo ocorrerá nos dias 20 e 21 de março e os procedimentos serão igualmente divulgados. O resultado oficial da consulta à comunidade será encaminhado ao Conselho Universitário, Órgão de Deliberação Superior da Universidade, que por sua vez organizará, mediante votação em Sessão Extraordinária, a lista tríplice a ser encaminhada ao Governador do Estado.

FIQUE ATENTO

Vote em apenas 1 candidato. Não é permitido o voto por procuração. Não será permitida a entrada nos locais de votação de material de propaganda dos candidatos para fixação ou distribuição. Não será permitida boca de urna dentro da área delimitada pela COC. Docentes que também são alunos votam como docentes. Servidores que também são alunos votam como servidores. Alunos de residência médica votam como alunos.

Os votos serão apurados no Ginásio da FEF, no dia 07.03.2013, somente após a chegada de todas as urnas. A apuração será feita por categoria, pelo conjunto das respectivas urnas, não havendo, portanto, identificação de resultados por urna ou por local de votação. Na Faculdade de Educação Física serão instalados três telões, sendo dois internos ao Ginásio e um externo, para divulgação dos resultados. A ponderação dos votos seguirá o estabelecido na Deliberação CONSU-A-16/12.

O Colégio Eleitoral será composto do número de integrantes da respectiva listagem básica, acrescido do número de integrantes da listagem complementar correspondente, que tenham votado.

CONHEÇA OS CANDIDATOS

EDGAR SALVADORI DE DECCA

É pesquisador Nível 1B do CNPq, formou-se em História e concluiu o seu doutorado em História Social pela USP em 1979. Professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, ocupou o cargo de pró-reitor de Graduação no período de 2005-2009, tendo coordenado o projeto de criação e implantação do campus de Limeira. Atualmente é vice-reitor e coordenador-geral da Unicamp, além de ser o representante da Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação e membro do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Brasil-Europa (IBE), consórcio de universidades brasileiras e europeias com financiamento da União Europeia.

Foi também coordenador de graduação, de pós-graduação, chefe de departamento, diretor associado do IFCH e coordenador adjunto da Comvest. Foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH). Participou de projetos de pesquisa em colaboração, dentre eles o projeto da História da Industrialização de São Paulo, o projeto TPTI: Techniques, Patrimoines, Territoires de l’industrie: Histoire, Valorisation, Didactique, em parceria com a Universidade de Paris-Sorbonne, a Universidade Fudan de Xangai, a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), a Universidade de Pádua, Itália e a Unicamp, e o projeto temático Saberes Eruditos e Técnicos na Configuração e Reconfiguração do Espaço urbano – Estado de São Paulo, Séculos XIX e XX.

Participou de atividades de pós-doutoramento na Universidade de Munique e na École de Haute Études en Sciences Sociales de Paris. Escreveu, entre vários livros, “1930 - O Silêncio dos Vencidos”, em 6º edição, “O Nascimento das Fábricas”, em 12º edição, e em coautoria, “Fábrica e Homens”, em 6º edição. Publicou artigos e capítulos de livros tanto no Brasil como no exterior, em países como Alemanha, Áustria, Argentina, França, Itália, Portugal e Estados Unidos.

JOSÉ CLÁUDIO GEROMEL

Formou-se engenheiro, concluiu o mestrado e a livre-docência na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp em 1975, 1976 e 1987, respectivamente. Entre os anos 1976 e 1979 trabalhou no LAAS / CNRS, Toulouse, França onde obteve o título de Docteur d’État ès Sciences. É professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, pesquisador 1-A do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Trabalhou como professor convidado em diversas instituições científicas no Brasil e no exterior, destacando-se sua permanência, durante o ano de 1987, no Instituto Politécnico de Milão – Itália. Recebeu em 1994, o prêmio Zeferino Vaz e, em 2007, o prêmio Scopus concedido pela Elsevier e pela Capes.

Durante o período 1998-2002 foi pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp. Em 1999 foi nomeado Chevalier dans l’Ordre des Palmes Academiques pelo Ministro da Educação Nacional da França. Em 2010 recebeu o título de Docteur Honoris Causa da Universidade Paul Sabatier, Toulouse, França, e foi nomeado membro da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República do Brasil. Em 2011 foi nomeado Distinguished Lecturer pela IEEE Control Systems Society. Publicou vários livros, sendo o último deles Controle Linear de Sistemas Dinâmicos – Teoria, Ensaios Práticos e Exercícios (Edgar Blucher, 2011).

JOSÉ TADEU JORGE

É professor titular na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. Graduou-se em Engenharia de Alimentos na Unicamp (1975), onde também realizou mestrado em Tecnologia de Alimentos (1977) e doutorado em Ciências de Alimentos (1981), concentrando suas pesquisas na área de tecnologia pós-colheita, na qual estudou produtos minimamente processados, armazenamento de produtos agrícolas e propriedades físicas de materiais biológicos. Em 1992 titulou-se professor livre docente, professor adjunto em 1995 e professor titular em 1996. Foi diretor da Feagri de 1987 a 1991, diretor executivo da Funcamp de 1990 a 1992, chefe de gabinete da Reitoria de 1992 a 1994, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário de 1994 a 1998, novamente diretor da Feagri de 1999 a 2002, vice-reitor da Unicamp de 2002 a 2005 e reitor da Unicamp de 2005 a 2009.

Exerceu o cargo de secretário municipal da Educação de Campinas de 2009 a 2011. Foi membro do Conselho Superior da Fapesp de 2006 a 2012. Participou de vários conselhos/comitês, destacando-se: Memorial da América Latina, TV Cultura – Fundação Padre Anchieta, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rede Universia Brasil, Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA/SP. Presidiu a Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos. É membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp desde 2008.

MARIO JOSÉ ABDALLA SAAD

É diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em segundo mandato, desde julho de 2010. É professor titular do Departamento de Clínica Médica da FCM, onde atua desde 1986. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Obesidade e Diabetes. Publicou cerca de 230 artigos em revistas internacionais, tendo sido citado mais de 6.900 vezes na literatura científica internacional. Já orientou 66 alunos de iniciação científica, 18 alunos de mestrado, 26 alunos de doutorado e supervisionou 10 pós-doutorados.

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (1979), fez residência, mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, no campus de Ribeirão Preto. Realizou pós-doutoramento (1990-1992) na Harvard University, nos Estados Unidos. É coordenador adjunto da Área de Saúde da Fapesp desde 2005, e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2007. É pesquisador 1A do CNPq desde 1996. Foi coordenador do Comitê de Saúde do CNPq (2003 a 2005). Foi eleito como representante de São Paulo junto ao Conselho Federal de Medicina (1998 a 2004). Na Unicamp, foi coordenador da Subcomissão de Pós-Graduação em Clínica Médica (1994-1996) e coordenador da Comissão de Pós-Graduação da FCM (1996-1998). Foi Diretor da FCM (1998 a 2002), e representante docente no Conselho Universitário (2003 a 2005), eleito após expressiva votação. No período entre maio de 2009 e junho de 2010, foi diretor “pro-tempore” da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira. Em 1992, recebeu o prêmio “New Investigator Award” da Sociedade Americana de Endocrinologia e obteve o reconhecimento acadêmico “Zeferino Vaz” da Unicamp por duas vezes, em 1997 e 2004. Em 2008, foi laureado Comendador da Ordem do Mérito Científico pela Presidência da República.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS DIAS DA CONSULTA

Visando ao andamento regular dos trabalhos durante a votação, a Comissão Organizadora da Consulta expede as seguintes orientações:

Os debates entre candidatos poderão ser realizados até 48 horas antes da data fixada para a realização da consulta.

Nos dias determinados para a consulta estão proibidas as seguintes atividades:

1. transporte de eleitores em carros oficiais;

2. utilização de qualquer aparelhagem de som;

3. distribuição de qualquer material de propaganda nas áreas de votação determinadas pela COC;

4. uso de material de propaganda (roupas, bótons, adesivos etc.) nos recintos de votação por mesários, apuradores, pessoal de apoio e COC;

5. qualquer tipo de orientação a votantes, nos locais de votação, por fiscais de candidatos;

6. participação de mesários, apuradores, pessoal de apoio e COC em qualquer ato de propaganda ou convencimento nos locais de votação;

7. permanência dos fiscais junto às mesas de votação, urnas, cabinas e mesas apuradoras, além do limite estabelecido pela COC;

8. permanência de votantes e candidatos, nos locais de votação, após o voto;

9. permanência de fiscais nos locais de votação sem crachá de identificação;

10. manipulação de qualquer material referente à consulta por parte de fiscais.

QUEM PODE E QUEM NÃO PODE VOTAR

DOCENTES

Votam: os docentes das carreiras MS, MTS, MST, DEER, DEL e MA, vinculados até o dia 08.02.2013. Não votam: os aposentados, os professores e pesquisadores colaboradores e os admitidos em caráter emergencial.

SERVIDORES

Votam: os servidores com vínculo empregatício regular com a UNICAMP até o dia 08.02.2013, inclusive os pertencentes à Carreira PQ.
Não votam: servidores aposentados, contratados por convênios, admitidos em caráter emergencial, estagiários, patrulheiros e bolsistas.

ALUNOS

Votam: todos os alunos de graduação, veteranos e ingressantes até a 3ª chamada do vestibular, pósgraduação (lato e stricto sensu), aprimorandos e residentes matriculados até o dia 27.02. 2013.

Não votam os alunos dos colégios técnicos, exalunos da Universidade e alunos de extensão.

LOCAIS E HORÁRIOS DE VOTAÇÃO

UNICAMP - ANFITEATRO “PAULISTÃO”

1 urna para docentes, 4 urnas para servidores e 1 urna para alunos.
Das 9h às 20h30min*

* no dia 06, apenas para servidores, a votação se iniciará às 6 horas da manhã.

VOTAM NO “PAULISTÃO”:

Docentes da FCM e da Faculdade de Enfermagem, incluindo os da carreira DEER;
Servidores da FCM, da Faculdade de Enfermagem, Cepre, Cecom, Gastrocentro, Hemocentro, HC, Caism, CEB, DEDIC;
Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, médicos residentes e aprimorandos.

UNICAMP – GINÁSIO DA FEF

2 urnas para docentes, 4 urnas para servidores e 5 urnas para alunos.
Das 9h às 20h30min

VOTAM NO GINÁSIO:

Docentes do Cotuca e das Faculdades e Institutos (exceto FCM, Faculdade de Enfermagem, FOP, FT, FCA e Cotil), inclusive das carreiras DEL e MA.
Servidores das Faculdades e Institutos (exceto FCM, Faculdade de Enfermagem, FOP, FT, FCA, Cotil e Planta Física), de toda a Administração Central, Centros e Núcleos (inclusive CPQBA e exceto CEB), Cotuca e Escritório de São Paulo, além dos pertencentes à carreira PQ;
Alunos das Faculdades e Institutos (exceto FCM, Faculdade de Enfermagem, FOP, FT e FCA).
Alunos do Cotuca não integram o colégio eleitoral da Consulta.

PIRACICABA – FACULDADE DE ODONTOLOGIA

1 urna para cada categoria (docente, servidor e aluno).
Das 9h às 17h

VOTAM NA FOP:

Servidores, alunos (graduação e pós-graduação) e docentes da FOP, inclusive integrantes de carreiras especiais.

LIMEIRA – CAMPUS I - FT

1 urna para cada categoria (docente, servidor e aluno).
Das 10h às 20h30min

VOTAM NA FT

Docentes e servidores do COTIL e FT
Servidores da Planta Física
Alunos de graduação e pós-graduação da FT.
Alunos do COTIL não integram o colégio eleitoral da Consulta.

LIMEIRA – CAMPUS II - FCA

1 urna para cada categoria (docente, servidor e aluno).
Das 10h às 20h30min

VOTAM NA FCA:

Servidores, alunos (graduação e pós-graduação) e docentes da FCA

DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

Todos os votantes deverão ter em mãos um dos seguintes documentos:
Docentes e servidores: carteira de identidade funcional ou documento oficial com foto
Alunos: carteira estudantil ou documento oficial com foto