Notícia

Extra (Rio de Janeiro, RJ) online

Três universidades públicas de São Paulo vão oferecer cursos à distância

Publicado em 03 outubro 2008

RIO - A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Campinas (Unicamp) vão oferecer cursos de graduação à distância a partir de 2009. A iniciativa faz parte do projeto Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). As 6.600 vagas oferecidas serão destinadas a professores que não tenham ensino superior completo

Do total de oportunidades, cinco 5 mil são para pedagogia na Unesp e na USP, 700 são para licenciatura em biologia e 900 são para licenciatura em ciências na USP. Os números de vagas ainda podem sofrer alterações. Ao todo, já estão em fase de implantação 70 pólos de ensino presencial.

O edital para o processo seletivo está em fase de finalização e deve ser divulgado até o fim do ano. A previsão é que a prova de seleção aconteça no início de 2009.

O curso será desenvolvido com tecnologias de informação e de comunicação, como internet e TV, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (Fundap) e da Fundação Padre Anchieta (FPA).

A FPA, mantenedora da TV Cultura de São Paulo, vai destinar um de seus canais digitais aos programas-aula. Será um canal aberto 24 horas, com o nome já definido - Univesp TV - que repetirá a programação a cada oito horas.

No futuro

O segundo módulo do projeto pretende oferecer licenciaturas de matemática, física, química, biologia e língua portuguesa para todo o público - e não mais somente a professores.

No terceiro momento, a idéia é oferecer cursos de capacitação, extensão, especialização e outras formas de educação para professores que já tenham um curso superior completo e que desejam seu aperfeiçoamento profissional. Estão programados, por exemplo, dois cursos de especialização: especialização em docência no ensino fundamental e médio e especialização em gestão escolar.