Notícia

FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Três projetos catarinenses são aprovados na Chamada Confap/CNPq – The UK Academies 2019

Publicado em 06 novembro 2020

Por francieli

Pesquisadores catarinenses cotam com três projetos aprovados na Chamada Confap/CNPq – The UK Academies 2019, lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 13 de dezembro de 2019, em conjunto com as instituições do Reino Unido, The Royal Society, The Academy of Medical Sciences e The British Academy, no escopo do Fundo Newton, com o objetivo de fomentar a vinda de pesquisadores britânicos para trabalhar em conjunto com pesquisadores brasileiros, no Brasil.

Um dos projetos de Santa Catarina que foram aprovados é da pesquisadora Cristiane Tomasi, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em parceria com Wagner Silva Ribeiro, da London School of Economics and Political Science. A pesquisa aborda a saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil.

A segunda pesquisa aprovado tem como tema as mudanças climáticas e é coordenada por Maria de Lourdes Alves Borges, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Aravind Ganesh, da Oxford Brookes University.

Da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi aprovada a proposta do pesquisador Sergio Henrique Pezzin em parceria com James Njuguna, da Robert Gordon University e aborda a indústria aeroespacial.

O fomento aos pesquisadores se dará por três maneiras: Fellowships (para período de seis a 36 meses); Research Mobility Grants (missões de 15 dias a até três meses); e Young Investigator Grants (até quatro anos, apenas para o estado de São Paulo), e a data para mobilidade deverá ser verificada com a instituição do pesquisador em razão da pandemia causada pela Covid-19 (em caso de dúvidas envie um e-mail para: fundonewton.confap@gmail.com).

No total, 18 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à chamada em seus respectivos estados: Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Ceará (Funcap), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Distrito Federal (FAPDF). Propostas de outros estados aprovadas receberão fomento diretamente do CNPq.

Foram 48 propostas submetidas para receber fomento e 23 aprovadas até o momento. As propostas apresentadas à Faperj (Rio de Janeiro), Fapes (Espírito Santo), Fapesb (Bahia) e Fapesp (São Paulo) ainda estão em avaliação.

Clique aqui e confira o resultado da Chamada Confap/CNPq – The UK Academies 2019

Clique aqui e confira os projetos aprovados por Santa Catarina

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Confap