Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Três especialistas se candidatam a vaga de diretor do LNCC (1 notícias)

Publicado em 12 de agosto de 2015

O Comitê de Especialistas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo processo de escolha de candidatos ao cargo de Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), recebeu três inscrições para o posto.

Os candidatos inscritos são: Augusto César Gadelha Vieira, Geovan Tavares dos Santos e Marco Antonio Gutierrez. A próxima etapa do processo, a ser realizada em 27 de agosto, consistirá nas apresentações públicas de seus planos de gestão e visão de futuro para a instituição, com ordem definida por sorteio, e entrevistas individuais com os candidatos. O evento será realizado na sede do LNCC, em Petrópolis (RJ).

Augusto César Gadelha Vieira é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ele possui mestrado e doutorado na mesma área do conhecimento da graduação, respectivamente, pela PUC-RJ e pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Geovan Tavares dos Santos é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e consultor das fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Rio de Janeiro (Faperj). Ele atua ainda como pesquisador visitante do LNCC. A principal área de pesquisas do candidato é a Modelagem Matemática e Computacional de Quantidade Massiva de Dados.

Marco Antonio Gutierrez é engenheiro eletrônico pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade São Paulo (USP), com especialização em computação eletrônica pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Estatística de São Carlos da USP. Doutor em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP e Livre-Docente em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Gutierrez foi pesquisador visitante das universidades de Utrecht, na Holanda, e do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.