Três micro empresas de Araraquara, que participam da Incubadora, foram selecionadas para um edital do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e do Programa de Pesquisa em eScience e Data Science, ambos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo é possibilitar que as empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos de pesquisa visando à inovação tecnológica.
A empresa Microtube foi selecionada para desenvolver um projeto inovador voltado para detecção de gases. A segunda empresa participante foi a PesqEasy, incubada que atua na criação de um software para facilitar a prestação de contas de projetos. E a terceira selecionada, a Biosmart, produz partículas nano tecnológicas.
Para o empreendedor da Microtube, Cesar Polachini, "a conquista tem grande relevância e serve para a empresa se desenvolver com esse convênio estadual".
Segundo o gerente da incubadora Lucas Campanha, "a incubadora está sempre buscando auxiliar as empresas em processos de inovação e tê-las selecionadas pelo programa PIPE é uma satisfação".
Incubadora
O programa Incubadora de Empresas de Araraquara é desenvolvido pelo Município em parceria com a UNESP, na Avenida Jorge Fernandes Mattos, 311, VIII Distrito Industrial.
A Incubadora oferece, além de infraestrutura física, o acesso a consultorias e treinamentos em gestão, expertises técnicas bem definidas e aspectos mercadológicos para micro e pequenos empresários. Mais informações no site http://www.incubadora-araraquara.com.br e pelo telefone (16) 3333-4989.