Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

Treinamento Técnico no Projeto Sirius com Bolsa da FAPESP

Publicado em 13 setembro 2017

São quatro vagas voltadas para as áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica, de Controle e Automação e de Fabricação. Interessados devem se inscrever até 15 de setembro (foto: LNLS)

A Tecno-How Engenharia Industrial e Comércio Ltda e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) oferecem quatro vagas de Treinamento Técnico (TT-3) com Bolsa da FAPESP, com prazo de inscrição até o dia 15 de setembro.

As bolsas estão vinculadas ao projeto “Desenvolvimento de processo e teste de conceito aplicando manufatura aditiva e tecnologias adicionais para fabricação de soluções inovadoras e funcionais para linhas de ultra-alto vácuo no contexto do desafio Sirius”, com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Sirius é um acelerador de partículas de quarta geração do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em construção no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, previsto para ser inaugurado em 2018.

O projeto utilizará tecnologias de Manufatura Aditiva (MA) baseadas em materiais metálicos e cerâmicos para obter soluções com formas complexas e características exclusivas, capazes de atender às especificações de funcionamento de linhas de ultra-alto vácuo.

Serão estudados processos de usinagem complementares para o pós-processo, capazes de produzir as especificações que os processos de MA não sejam capazes de atingir por si, tais com acabamento superficial e qualidade dimensional.

As Bolsas são voltadas a profissionais graduados em Engenharia Mecânica, Elétrica, de Controle e Automação, de Fabricação e de Materiais. Serão selecionados candidatos com capacidade de interagir em ambiente de pesquisa e desenvolvimento de inovação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, entre outras exigências.

Os candidatos devem ter ter disponibilidade de viagem entre Campinas, Valinhos e São Carlos.

Mais informações sobre a primeira vaga estão disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1703,

Outras informações sobre a segunda vaga estão em http://www.fapesp.br/oportunidades/1704.

Mais detalhes sobre a terceira vaga podem ser conferidos em http://www.fapesp.br/oportunidades/1705.

Informações sobre a quarta vaga estão em http://www.fapesp.br/oportunidades/1706.

Os interessados deverão enviar suas inscrições para o e-mail fernanda.baumgarten@tecnohow.com.br. O coordenador do projeto é o professor Paulo Augusto Toledo Pacheco.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada para alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Para mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico acesse Paulo Augusto de Toledo Pacheco.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada para graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso do interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Para mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico acesse fapesp.br/bolsas/tt e fapesp.br/3098.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP