Notícia

Quimiweb

Treinamento técnico em tecnologia da informação na USP

Publicado em 01 setembro 2021

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento” recebe, até domingo (05/09), inscrições para uma vaga de treinamento técnico nível cinco (TT-5) com bolsa da FAPESP.

O bolsista trabalhará com desenvolvimento e implementação da plataforma de armazenamento e consulta dos dados relativos aos acervos do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) a partir do software Tainacan. Será responsável pelas seguintes atividades: extração e revisão dos dados para migração da base local para nova base visando a automação do processamento; desenvolvimento de processo-piloto de extração de dados da Wikidata para o Tainacan via API com destaque para criação de metadados e vocabulários semânticos; e desenvolvimento de processo-piloto de exportação de dados Tainacan-Wikidata.

São exigidos para a vaga conhecimentos em linguagem SQL e banco de dados MySQL, MariaDB e outras plataformas para extração e migração de dados; conhecimento em linguagem de scripts PHP e Python e procedimentos de ciência de dados para tratamento, limpeza e normalização de dados; e conhecimento em GITHub.

Além disso, são desejáveis conhecimento em programação PHP com especialização no CMS WordPress e em Docker e Javascript.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail infmp@usp.br.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4450.

A Bolsa TT-5 é voltada a profissional graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), sem vínculo empregatício, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 7.372,40 mensais.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP