Notícia

RedeNotícia

Treinamento Técnico em Química Medicinal Sintética com Bolsa da FAPESP

Publicado em 24 agosto 2017

Agência FAPESP – O Laboratório de Insumos Naturais e Sintéticos em Química Medicinal do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) oferece uma oportunidade de Treinamento Técnico (TT-3) em Química Medicinal Sintética com Bolsa FAPESP. O prazo de inscrições termina no dia 30 de agosto de 2017.

A bolsa está vinculada ao projeto de pesquisa “Anti-histamínicos H3R/H4R como agentes pró-cognitivos: uma abordagem multialvo”, que tem João Paulo dos Santos Fernandes como pesquisador responsável.

O bolsista será responsável pela preparação dos compostos, que serão preparados principalmente por metodologias desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, geralmente com bons rendimentos. As atividades a serem desenvolvidas consistem na preparação sintética dos compostos de interesse para o projeto. Assim, o bolsista desenvolverá procedimentos sintéticos orgânicos de alquilações, ciclizações e rearranjos termais.

Espera-se que o candidato tenha algum conhecimento prévio de síntese orgânica e também de técnicas cromatográficas e espectroscópicas. Exige-se graduação em Farmácia, Química ou Engenharia Química. O bolsista poderá se desenvolver no conhecimento dessas reações e se preparar para um futuro ingresso na área de pesquisa em Química Medicinal, inclusive para aperfeiçoamento nos níveis de pós-graduação stricto sensu.

Os interessados devem enviar e-mail para João Paulo dos Santos Fernandes (joao.fernandes@unifesp.br), junto com o curriculum vitae e uma carta de intenção manifestando os principais pontos de interesse no projeto.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada para alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Para mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico acesse fapesp.br/bolsas/tt e fapesp.br/3098 .

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades .