Notícia

Revista Cultivar Máquinas online

Treinamento técnico em Processamento de Imagens com bolsa da FAPESP

Publicado em 16 julho 2019

Por Agência FAPESP

Uma Bolsa da FAPESP de Treinamento Técnico nível quatro (TT-4) é oferecida pelo projeto “Desenvolvimento de procedimentos de análise de imagens para avaliar características físicas, químicas e fisiológicas de sementes e plântulas”. O prazo de inscrição termina no dia 19 de julho de 2019.

O bolsista atuará em desenvolvimento de software no Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão do professor Francisco Guilhien Gomes Junior.

O bolsista ajudará no desenvolvimento de sistemas computadorizados para avaliação do vigor de sementes, com base em atributos morfológicos de plântulas. Preliminarmente, serão realizados testes para definição de padrões de aquisição de imagens e de algoritmos de processamento de imagens.

Com base no desenvolvimento de algoritmos de pré-processamento e de segmentação automática, serão identificadas as partes das plântulas para o cálculo de índices numéricos que serão relacionados com o vigor do lote de sementes. Na etapa final serão desenvolvidos a interface de usuário e testes para validação e correção de erros dos sistemas.

O candidato deve ser graduado, especialista em Processamento de Imagens. As candidaturas serão aceitas pelo e-mail francisco1@usp.br, anexando histórico escolar de graduação e comprovante de experiência ou histórico escolar de graduação e de mestrado, carta de interesse e curriculum vitae.

Os candidatos pré-selecionados serão convidados para entrevista após o dia 21 de julho, no IFSC-USP. Candidatos distantes poderão ser entrevistados por videoconferência.