Notícia

RedeNotícia

Treinamento técnico em mudanças climáticas e saúde com Bolsa da FAPESP

Publicado em 04 outubro 2018

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa conduzido na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp dispõe de duas vagas de treinamento técnico nível 1 (TT-1) com bolsa da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até dia 14 de outubro de 2018. As oportunidades estão vinculadas ao projeto “Saúde humana e adaptação a mudanças climáticas no Brasil: a ciência dos dados como abordagem“, coordenado pela professora Eliana Cotta de Faria.

A partir da premissa de que as alterações climáticas e seus eventos extremos podem interferir em diversos aspectos da saúde humana, o projeto pretende avaliar se e como isso ocorre, e se apresenta regionalidade. Para verificar essas hipóteses, serão utilizados dados resultantes da avaliação de vários parâmetros associados à saúde e à doença, dentro da abordagem da ciência de dados.

Os bolsistas selecionados desenvolverão funções de organização, transformação e análise exploratória de dados e visualização que são acessórias e complementares às atividades exercidas pela equipe do projeto. Também atuarão na estruturação das séries históricas de dados meteorológicos das estações de superfície, disponíveis na área de estudo, para dar suporte às análises em eventos meteorológicos extremos e sua comparação com os resultados dos modelos de mudanças climáticas.

O candidato deverá ser aluno de graduação de áreas como Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Matemática Aplicada, Estatística, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental, Química, Engenharia Química ou Meteorologia, que já tenha concluído a maior parte das disciplinas técnicas de seu curso e com excelente desempenho acadêmico, sem reprovações.

As inscrições devem ser feitas enviando carta de apresentação, currículo Lattes, histórico escolar de graduação e dois contatos de referência ou carta de recomendação para o e-mail unicampclisau@gmail.com.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2376.

A Bolsa TT-1 da FAPESP tem valor de R$ 439,60 e é voltada para alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo em seu desempenho acadêmico.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, emwww.fapesp.br/oportunidades.