A Bolsa está vinculada ao projeto “Desenvolvimento de software em óptica adaptativa” , sob supervisão da professora Claudia Lucia Mendes de Oliveira .
O bolsista irá integrar a equipe brasileira do projeto internacional do Telescópio Gigante Magalhães (GMT Brazil Office – GMTBrO), localizado no IAG, e irá participar do desenvolvimento do Instrumento G-CLEF, em parceria com a University of Harvard (Estados Unidos).
O principal objetivo da bolsa é dar suporte em software aos pesquisadores que estão trabalhando no sistema de óptica adaptativa, estratégica para a nova geração de instrumentos e detectores em astronomia de solo. Nessa área, a atuação de software é importante, uma vez que correções mecânicas (atuadores num espelho deformável) são aplicadas em tempo real a partir de detectores de alta resolução temporal e espacial.
Os bolsistas atuarão com planejamento e codificação dos softwares que farão a interface com os componentes eletrônicos da óptica adaptativa, o que deve seguir a padronização do instrumento e a exibida pela organização responsável pelo telescópio e observatório.
Os interessados devem enviar currículos para jrgodoy@usp.br. Não é necessário ter conhecimentos de Astronomia.
Mais informações sobre a vaga disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1744 .
A vaga é para a modalidade TT-4 da Bolsa FAPESP para treinamento técnico, no valor de R$ 3.021,60. Essa bolsa é voltada para graduado, especialista em Tecnologia de Informação (TI), com dois anos de experiência após a graduação ou título de mestrado na área de TI, sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.
Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/174 .
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades .