Notícia

Plantão News (MT)

Treinamento Técnico em Hardware e Firmware com apoio da FAPESP

Publicado em 10 dezembro 2016

A empresa Versor Inovação Tecnológica, em Santo André, apoiada pela FAPESP no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), oferece uma oportunidade de bolsa de Treinamento Técnico 3 na área de Desenvolvimento de Hardware e Firmware. Prazo de inscrição encerra em 15 de dezembro.

 

O bolsista participará do projeto “Sistema integrado de avaliação da fadiga e do estado sono-vigília”.

 

O projeto tem como objetivo a análise de hardware do ponto de vista de consumo, armazenagem de memória e custo, o desenvolvimento de um sistema de coleta de sinais frontais derivados do EEG do ponto de vista de consumo, armazenagem de memória e custo, o desenvolvimento do sistema operacional para cada subsistema eletrônico e a participação na adaptação dos algoritmos de tratamento de dados em sistema embarcado.

 

O bolsista será responsável pelo desenvolvimento de software na parte de testes e integração dos diversos sistemas (drivers), assim como por toda a parte de teste e consolidação tanto do sistema de banco de dados quanto dos sistemas embarcados desenvolvidos.

 

O selecionado realizará a avaliação funcional dos sistemas eletrônicos participando diretamente de seu desenvolvimento, participará também da avaliação dos componentes de software para implementação do sistema cliente-servidor e terá participação central nos testes de campo e na observação de resultados.

 

As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista envolvem as seguintes tarefas e conhecimentos: desenvolvimento de software de alto nível para aplicações mobile, internet e interação com firmware; aplicações com interface USB, ethernet, bluetooth e wi-fi; camada física e camada de software; montagem, teste e manutenção de sistemas eletrônicos incluindo a confecção e soldagem de componentes, habilidade de medição de sinais eletrônicos de corrente e tensão, conhecimento mínimo de normas técnicas aplicáveis e utilização de boas práticas de engenharia.

 

O desenvolvimento será realizado usando acompanhamento via plataforma guithub, que possibilita controle de versões e comunicação entre os membros da equipe. No que tange às ferramentas de software serão escolhidas as mais adequadas ao projeto, com preferência para as ferramentas livres.

 

Agência Fapesp