Notícia

Protec - Pró-Inovação Tecnológica

Treinamento técnico em gestão ambiental e inovação com bolsas da FAPESP

Publicado em 16 agosto 2019

Duas vagas de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP estão disponíveis para o projeto “Trajetórias Tecnológicas: estudo sobre as estruturas de inovação para os biodefensivos no Estado de São Paulo”, desenvolvido no Instituto de Economia Agrícola (IEA), em São Paulo. As inscrições devem ser feitas até 23 de agosto de 2019.

O objetivo do projeto é caracterizar o desenvolvimento tecnológico e mercadológico de biodefensivos no Estado de São Paulo por meio da discussão teórica e conceitual de paradigmas, trajetórias e regimes tecnológicos, bem como pela análise da inserção dos biodefensivos no universo de produção e comercialização de fitossanitários, explorando os mecanismos de transferência de conhecimento.

O bolsista selecionado para a primeira vaga vai coletar, organizar e avaliar informações sobre a comercialização de agrotóxicos e afins disponibilizadas por órgãos oficiais. Outras atividades incluem: identificar a participação dos biodefensivos, construir indicadores quantitativos e descrever a dinâmica do mercado e a interação com os mecanismos de regulação desses produtos.

O segundo bolsista terá como atividades: caracterizar a evolução do controle biológico no Brasil; identificar as condições de inserção das atividades de pesquisa em controle biológico no Instituto Biológico; e analisar a formatação e o desenvolvimento do Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico, executado pelo Instituto Biológico.

Os candidatos devem ter graduação em Engenharia Agronômica, Biologia e Gestão Ambiental ou afins, sem reprovações no histórico escolar. Conhecimento e habilidade na coleta e organização de informações e no processamento em softwares de planilhas e texto também são necessários.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo e-mail da coordenadora do projeto, Renata Martins Sampaio (renata@iea.sp.gov.br), anexando, em formado PDF, curriculum vitae, cópias do certificado de graduação e do histórico escolar completo e carta de interesse.

O processo seletivo consistirá de avaliação do perfil dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados, além de entrevistas pessoais ou por videoconferência. O resultado será divulgado por e-mail ao final do processo seletivo.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/3075.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

(Fonte: Agência Fapesp - 16/08/19)