Notícia

Plantão News (MT)

Treinamento técnico em Ecologia Humana com bolsa da Fapesp

Publicado em 15 junho 2018

Por Agência Fapesp

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece duas oportunidades de Treinamento Técnico com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição se encerra em 20 de junho.

As bolsas estão vinculadas ao projeto “Pequenos Produtores Rurais, Gestão, Cooperação e os Sistemas Complexos Sócio-Ecológicos”, coordenado pela professora Célia Futemma.

Os bolsistas selecionados integrarão equipe de projeto que busca analisar e entender os arranjos institucionais voltados para os modelos de gestão das propriedades rurais entre os pequenos produtores rurais dos estados do Pará e de São Paulo.

Será utilizado o modelo conceitual de Sistemas Complexos Socioecológicos (SSE) para analisar as propriedades rurais inseridas em uma paisagem regional com múltiplos agentes sociais e diversidade ambiental.

A primeira bolsa, de Treinamento Técnico 1 (TT-1), tem duração de 10 meses com dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O bolsista trabalhará com banco de dados, entrada e organização dos dados primários e secundários e com pesquisa bibliográfica nacional e internacional para a busca de obras em bases de dados de bibliotecas e on-line.

Os candidatos devem ser alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício. Como o projeto tem um caráter interdisciplinar – ciências naturais e ciências humanas/sociais –, os interessados devem ser alunos de graduação das Ciências Biológicas, Ecologia, Geografia, Antropologia, Agronomia ou áreas afins.

Os interessados devem enviar currículo atualizado, de preferência Lattes, histórico escolar atualizado, carta de apresentação justificando estar apto à vaga e carta de recomendação de ex-professor para o e-mail cfutemma@unicamp.br.

Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis em: www.fapesp.br/oportunidades/2159.

A segunda bolsa, de Treinamento Técnico 3 (TT-3), tem duração de 10 meses e carga horária de 40 horas semanais. O bolsista selecionado ficará encarregado da gestão de banco de dados espaciais, auxiliará o mapeamento das áreas de estudo e colaborará no planejamento e execução das pesquisas de campo para coletas de dados, entre outras atividades.

Os candidatos devem ter graduação de nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício. Devem também apresentar conhecimento básico a intermediário de sensoriamento remoto e SIG (Sistema de Informação Geográfica) para trabalhar com imagens de satélite e mapas.

Os interessados devem enviar currículo atualizado (de preferência Lattes), histórico escolar da graduação e uma carta de apresentação (justificando porque se julgam aptos à vaga) e carta de recomendação para cfutemma@unicamp.br.

Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis em: www.fapesp.br/oportunidades/2160.

Para saber mais sobre as bolsas de Treinamento Técnico da Fapesp, acesse www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp