Notícia

RedeNotícia

Treinamento técnico em ciências de dados com Bolsa da FAPESP

Publicado em 04 janeiro 2018

Agência FAPESP – A Climatempo dispõe de duas novas oportunidades de Treinamento Técnico nível cinco (TT-5), com Bolsa da FAPESP. O prazo para inscrições vai até 15 de janeiro de 2018. As bolsas estão vinculadas ao projeto “Gestão colaborativa de riscos a desastres: aplicativo e sistema de gestão de riscos por cidades, cidadãos e empresas mais resilientes”, desenvolvido com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no âmbito do PIPE/PAPPE Subvenção. Gilca Palma é a pesquisadora responsável pelo projeto.

O projeto do qual participarão os selecionados visa empregar algoritmos de aprendizado de máquina (data science) com o objetivo de classificar, filtrar, agrupar e priorizar as mensagens coletadas para identificar áreas vulneráveis aos riscos de alagamento, raios e temporais.

Os selecionados colaborarão de maneira direta com um grupo interdisciplinar de pesquisadores e desenvolvedores, mestres, doutores e especialistas em diversas áreas, tais como Meteorologia, Hidrologia, Computação Científica, além da consultoria de um especialista da University of Warwick (Inglaterra).

Os candidatos devem ter sólido conhecimento de algoritmos para análise de dados (por exemplo, correlação, SVM, redes neurais, Tensor Flow) e experiência com Python, MongoDB e Postgres (PostGIS). Será considerado um diferencial conhecimento de algoritmos para análise de dados geográficos e experiência com riscos, dados ambientais e/ou previsões hidrometeorológicas.

Os interessados devem enviar currículo para danielle.bressiani@climatempo.com.br e flavio.horita@climatempo.com.br, identificando no campo assunto: Vaga Bolsa TT5 – Colaborativo.

Outras informações sobre a oportunidade estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1890.

A oportunidade é voltada para especialistas em Tecnologia da Informação com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado, sem vínculo empregatício. A vaga prevê dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da Bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais) às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da Bolsa TT-5 é de R$ 7.174,40.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/174.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.