Notícia

Quimiweb

Treinamento técnico em banco de dados e bioinformática no Instituto de Química da USP

Publicado em 13 agosto 2021

Por Agência FAPESP

Uma vaga de treinamento técnico nível cinco (TT-5) está disponível pelo projeto “Redes regulatórias e sinalização associadas à cana-energia”, desenvolvido no Laboratório de Transdução de Sinal do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). O prazo de inscrição termina em 20 de agosto de 2021.

O laboratório realiza estudos de biologia de sistemas com a cana-de-açúcar e, para isso, produz e analisa dados de genômica, transcriptômica e metabolômica dessa gramínea que estão armazenados no SucestFunDB, uma plataforma integrativa e colaborativa que utiliza ferramentas in house e open source.

O projeto tem como objetivo principal a análise comparativa de genomas de espécies ancestrais e cultivares, ampliando o conhecimento e a identificação de genes, de regiões promotoras e elementos regulatórios.

As atividades essenciais do bolsista incluem a implementação de novas ferramentas para a plataforma do Sucest-FunDB, além de estabelecer metodologias para análise e visualização integrativa genômica, transcriptômica e metabolômica, associando anotações funcionais de ontologia de genes, vias de sinalização, entre outros, para inferência de novas relações e insights biológicos. Espera-se que o bolsista possa manter e gerenciar o GenomeBrowser do genoma da cana-de-açúcar.

Os candidatos devem ter conhecimentos em métodos de bioinformática, ciência da computação e estatística; experiência em análises de genômica comparativa; conhecimentos avançados em linguagem Java, JavaWeb e R; e experiência em modelagem de bancos de dados e linguagem SQL.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail da professora Glaucia Mendes Souza ([email protected]).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4440.

A Bolsa TT-5 é voltada a profissional graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), sem vínculo empregatício, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 7.372,40 mensais.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.