Notícia

RedeNotícia

Treinamento Técnico e Mestrado em Criptografia e Segurança da Informação

Publicado em 19 dezembro 2017

Agência FAPESP – A Escola Politécnica da USP dispõe de uma oportunidade para mestrado e uma para treinamento técnico (TT-4A) vinculadas ao projeto “Criptografia pós-quântica eficiente para a construção de aplicações de segurança avançadas”. O projeto é desenvolvido pela Poli em parceria com a Intel Semicondutores do Brasil, no âmbito do Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP. O prazo de inscrição vai até dia 31 de dezembro de 2017.

O projeto vai especificar, desenvolver e analisar sistemas criptográficos pós-quânticos seguros e amigáveis a hardware, com o objetivo de fornecer uma variedade de serviços de segurança, incluindo cifração, autenticação e assinaturas digitais. Criptosistemas pós-quânticos envolvem as famílias de algoritmos baseados em reticulados (lattices), códigos corretores de erros, sistemas multivariados quadráticos (MQ) e esquemas baseados em primitivas criptográficas simétricas em geral, bem como em funções de hash. Os candidatos às vagas precisam de uma sólida formação em criptografia, de preferência com primitivas pós-quânticas, e boas habilidades de projeto/programação, de preferência (mas não necessariamente) em linguagens de programação como C e/ou linguagens de descrição de hardware como VHDL.

Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para o professor coordenador do projeto, Marcos Antonio Simplicio Junior (msimplicio@larc.usp.br).

Mais informações sobre as vagas disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1644 e fapesp.br/oportunidades/1645.

A Bolsa da FAPESP para vaga de TT-4A tem valor de R$ 4.950,40. Essa bolsa é voltada para alunos graduados do nível superior, especialistas em Tecnologia da Informação com pelo menos quatro anos de experiência sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

A Bolsa da FAPESP para a vaga de mestrado (MS-I) tem valor de R$ 1.988,10 e se destina a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação de mestrado acadêmico stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/174.

Para informações sobre bolsas de mestrado acesse www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.